Visões...

Muitas de nós desdenhamos do nosso sangue menstrual e não achamos que seja algo limpo e muito menos que seja uma fonte de poder.  A confraria Vermelha partilha da ideia de que o sangue o sangue é um símbolo vivo. Nele estão os arquivos de experiências pessoais. O sangue é rico em padrões e desenhos da natureza cilicia que são reconhecidos de acordo com o estado de consciência e intenção de cada mulher. Por isso vamos investigando e reflectindo sobre ciclo feminino e diferentes visões sobre o nosso sangue.

O ciclo feminino na visão do Ayurveda
"Segundo o Ayurveda o movimento e fluxo descendente manifesto em tudo aquilo que segue o caminho da eliminação (fezes, urina e sangue menstrual) é governado pelo subdosha Apana Vata. O sangue menstrual tem um caminho muito claro para seguir: direto para o centro da terra. Com a barreira do absorvente plástico o Apana Vata é bloqueado e não consegue eliminar todo o conteúdo do sangue menstrual.
Desarmonias como ovários policísticos, endometriose, vaginite, entre outras, são causadas pelo uso dessas barreiras plásticas que restringem o livre fluxo do prana. As células não eliminadas migram e se alojam em lugares indevidos propiciando as mais diversas patologias.
Médicos ayurvédicos do tradicional hospital AVP (Coimbatore, India), ensinam que os homens necessitam dos Panchakarmas (terapias intensivas de purificação e desintoxicação) regularmente, mas as mulheres não, podem necessitar apenas eventualmente, já que possuem uma renovação e purificação natural mensal com seu ciclo menstrual." blog So Ham



3 alternativas aos pensos e tampões sintéticos


  1. Pensos de Pano  
  2. Esponjas do mar mais informação AQUI
  3. Copo Menstrual

O Copo Menstrual é um copo de silicone usado internamente, como um absorvente, mas que coleta o fluxo em vez de absorvê-lo. 



- Pode ser usado durante 10 anos
- O material veda a parede vaginal impedindo vazamentos
- O fluxo passa direto para o coletor e não deve provocar odor
- A marca mais conhecida e importada por é a Mooncup, do Reino Unido. Mas existem outras e os preços podem variar.
- Dependendo do fluxo é preciso retirar o coletor a cada 4 ou 8 horas. Em seguida, basta enxaguá-lo apenas com água e inseri-lo outra vez
- Após o ciclo, lavamos o copo como se fosse um bico de biberão.
- Há dois tamanhos: A (para quem teve parto normal, cesárea ou tem mais de 30 anos) e B (para quem não engravidou e tem menos de 30 anos).


Um vídeo de como usar e com diferentes dobras. tente algumas delas e veja qual é a mais confortável para você.




E aqui um diagrama de inserção do copo menstrual:




 Deixo-vos também alguns links:
Ladycup

6 comentários:

  1. Não percebo porque é que o copo, que é plástico e sintético como os outros, e que faz com que o sangue ande ali para tras e para a frente é melhor que os penso e tampões... não me parece muito coerente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O silicone é um material não plástico e sintético que não altera as funções do organismo nem é tóxico, motivo pelo qual sempre foi usado cirurgicamente, em próteses e é também utilizado para tetinas e artigos alimentação infantil. Ao contrário dos penso e tampões que são branqueados quimicamente, provocam reacções alérgicas em pessoas sensiveis, fazem até sangrar mais, para manter uma industria, obviamente. Para trás e para a frente andam os carros, ou não tem conhecimento da lei da gravidade?
      :)

      Eliminar
  2. Os pensos normais e tampões descartáveis são feitos de papel (árvores) e plástico e todos eles contêm ingredientes mais desagradáveis como metais, desinfectantes, perfumes, bactericidas, fungicidas, geis absorventes, colas, entre outras coisas. A lei não regula o que vai nos produtos menstruais e as indústrias não são obrigadas a rotular os seus componentes na embalagem. Pelo que nunca saberemos o que estamos a por em contacto com uma parte tão intima de nós.
    Além disso é assustador o n.º de pensos ou tampões que uma mulher usa, em média, durante a vida - de 10 000 a 15 000 - até à
    poluição que o seu fabrico produz (sem falar da que acontece depois de os usarmos), passando pelo mal que nos podem fazer, Pelo que parece-me coerente repensar essa utilização.
    Tanto os pensos de algodão como o copo são muito confortáveis, práticos, não há possibilidade de alergias e acabam por ser bastante mais económicos. E para mais o copo acaba por ser um colector do sangue menstrual que pode ser utilizado para nutrir a vida vegetal. O sangue menstrual além de ser altamente oxigenado constitui uma das mais elevadas fontes de fertilização! Só vejo vantagens! :)

    ResponderEliminar
  3. Uso o copo já há algum tempo..para além da questão ambiental/saúde-higiene...a sensação que tenho ao entregar o meu sangue menstrual à Natureza é única e maravilhosa.....
    Todos os ciclos faço por presentear algumas das minhas plantas medicinais com ele.....nessa altura, sinto-me em total sintonia com toda a natureza!, como se as "minhas" plantas não parassem de me sorrir :)))

    ResponderEliminar
  4. É uma boa questão essa do silicone na perspectiva da ayurveda.
    Posso dizer que sou fã do copinho e que se de inicio não foi chegar lá por e tirar mas neste momento posso dizer que o amo!
    Acabei por me relacionar com o sangue como se fosse uma primeira menarca e efectivamente criei laços mais fortes com ele. Talvez a minha adaptação ao copo não tenha sido propriamente ao copo em si e sim com a nova relação que criei com o meu ciclo. Agora tiro e ponho num instante e sei qual é a posição mais confortável nas várias etapas da menstruação.
    No penso o sangue morre e a energia estagna, reparem no cheiro que fica! No copo o sangue está preservado e quando é retirado eu tenho por ritual devolve-lo á terra. E acredita, não tem cheiro e por xs o cheiro que tem é agradável e muito suave.

    Lou

    ResponderEliminar
  5. Tenho tudo a aprender! Na verdade, ainda uso o tradicional penso. No entanto, tenho uma mínima noção que eventualmente não terá constituintes saudáveis para o organismo.
    Tendo por base o texto acima publicado relativo ao ciclo feminino segundo o ayurveda, a nível energético e ao nível da relação mais ampla e profunda do que é ser mulher/Feminina, é uma atitude de reverência à Criação e de consciência ter uma conexão com o sangue menstrual. Daí que presentear esse sangue à Natureza é estabelecer essa conexão, de forma reverenciada e consciente.
    Apesar de eu ter essa noção, ainda não mudei meu hábito, que é o de sempre, pois acho cómodo! Além disso, o modo de uso do copo não é algo com que me sinta confortável; mas claro que só experienciando teria essa comprovação!

    ResponderEliminar