Tempo de Luas



 A Menstruação, a Lua Nova e a Bruxa
 

A menstruação, o «Tiempo de las Luna» (Tempo de Luas; Tempo Lunar) é um bem precioso que guardamos dentro do nosso cofre mágico (útero/corpo) com ela alimentamos a nossa varinha de condão (criatividade) e a nossa bússola interior (intuição) … mês a mês percepcionamos no nosso corpo um fluxo vermelho (Rio Vermelho) que nos transmite uma sensação interna de libertação.

Reunir-nos em Círculo na noite de Lua Nova é um convite a sentir plenamente o vínculo das forças da natureza porque o ciclo menstrual/lunar é um processo dinâmico conectado com os ritmos naturais.

Celebrar a nossa Lua (menstruação) é celebrar o aspecto mágico, sagrado do nosso corpo… Sentir o fluxo libertador que deita fora tudo aquilo que deve morrer. Abrir o nosso corpo e o nosso ser por completo a esse tempo que cria uma ponte entre a morte e a nova vida, uma vida cheia de promessas e possibilidades férteis (como podem ser gestar uma vida/filho, gestar ideias, sonhos, projectos…).

Permitam-se sentir o momento, permitam-se sentir como o vosso corpo recebe o Rio Vermelho, disponibilizem-se para sentir a vossa interioridade e a magia desse momento fértil em sonhos e transformações. Honrem esse momento unindo o vosso imaginário criativo que fica mais potente nesta etapa do vosso «Tempo de Luas». Presenteiem-se com massagens, com saborosos alimentos, com os benefícios da água… com momentos de tranquilidade… mimem-se… mimem o vosso corpo.

Quando o Rio Vermelho atravessa o nosso corpo, muitas de nós sentem a necessidade de procurar a solidão… uma solidão intencional, uma solidão para ouvir o seu/nosso mundo subterrâneo, uma solidão para ouvir o feminino que habita em nós.

Quando o Rio Vermelho atravessa o nosso corpo entramo-nos em pleno contacto com as nossas energias femininas. Nesta etapa sentimos o conflito das energias internas que oscilam entre um dinamismo psíquico poderoso e activo e um corpo físico que recolhe e procura a calma, quando compreendemos esta dualidade de energias internas que nos abraçam nesta etapa do nosso ciclo e aprendemos a dialogar com elas, a compreender as suas mensagens e harmonizar o nosso corpo com o nosso estado de espirito alcançamos uma atmosfera de calma e tranquilidade, conectamos com a SABEDORIA dos Mistérios do Sangue, experienciando um estado de paz interior… mas para chegar a este estado é necessário permitir-nos sentir as etapas anteriores. É necessário abraçar as dualidades. A presença do Rio Vermelho é também um momento de “combate”, de “confronto” com a luz e a sombra, com a Bruxa Misteriosa e com a Bruxa Maléfica que habitam dentro de nós.

A Bruxa Maléfica, tiraniza-nos, julga-nos, castiga-nos, tenta privar-nos dos nossos impulsos vitais, por isso muitas vezes quando recebemos a LUA em nós, sentimos como que uma fortaleza cresce a nossa volta alimentando a ideia de que tudo esta contra nós, estamos mais sensíveis nesta etapa e por isso é fácil cair nesta ideia.

Ela é o nosso lado escuro, mostra-nos os nossos medos, os nossos padrões ultrapassados e ajuda-nos a reconhecer as múltiplas armadilhas do caminho. Aceita-la e não guerrearmos com ela é transforma-la e descobrir os mistérios do nosso eu mais intimo, conectar com a nossa capacidade intuitiva, ampliar a “visão” e aceder a outra forma de compreensão de nós, do outro e da vida, e assim conectar com a Bruxa Misteriosa que possui capacidade de compreensão, que possui o saber do ciclo vida-morte-vida, o conhecimento que nasce de dentro, esse saber que pertence ao mundo das sensações (do sentir) e da intuição.



Vamos celebrar...
Que tem poemas/palavras de Lua Nova? Poemas/palavras da sua Mulher Bruxa?
Aproveitemos as noites de Lua Nova, as noites em que Menstruamos para escrever-nos... Para partilhar-nos...

Palavras Chave
Mulher Bruxa… Fase menstrual… Inverno… Lua Nova… Lilith… Força interior… conectar com o inconsciente…. Escuridão… morte… lado sombra… Renovação… renascimento... desapego… segredo... sombra… Hécate... semente... Perséfone... útero... unidade         potencial... terra... gruta... tocha... serpente... mocho... universo... lua... nova.. visão... profecia... sabedoria... esquemas... renovação... gestação...

A Bruxa - Fase da MENSTRUAÇÃO
Cor preta: a escuridão da lua nova.
Inverno.
Representa a sabedoria e a estabilidade: os poderes do mundo interior.
As energias voltam-se para o interior e centramos a consciência no mundo espiritual.
É  fase de introspecção: dormir e sonhar, travar o ritmo da vida.


Glossário Vermelho
O nosso Rio Vermelho - O nosso Sangue Menstrual
O nosso «Tempo de Luas» - O Nosso Ciclo Menstrual
Celebrar a nossa Lua - Celebrara a nossa Menstruação
O nosso Cofre Mágico - O nosso Útero
Varinha de Condão - A nossa Criatividade
Bruxa Misteriosa e Bruxa Maléfica – Duas energias que habitam dentro de nós durante o período menstrual; a luz e a sombra, Ying e o Yang, polo positivo, polo negativo.
LUA em nós/mim -Estamos menstruadas; Estou menstruada
SABEDORIA dos Mistérios do Sangue - toda a informação que recebemos do fluxo de energia que o nosso sangue transporta.

Criem e criem-se

Sem comentários:

Enviar um comentário