Usar ou não usar?


A uns dias atrás uma amiga perguntou-me porque é que não uso sutiã, o meu companheiro também já me questionou sobre o tema, na verdade deixei de usa-lo já a alguns anos simplesmente porque me sentia mais confortável sem ele…


Mas descobri mais tarde que um médico francês (a noticia circula este dias pela ciberespaço) chamado Jean Denis Roullon, Centro Hospitalar Universitário de Besançon, afirma o que o uso de sutiã é inecessário e ao contrário daquilo que se pensa, ajuda a deformar o busto. Há mais de 15 anos que este médico realiza estudos com mulheres voluntárias entre os 15 e os 35 anos (130 mulheres), que decidiram deixar de usar sutiãs.

Roullon e o seu grupo de cientistas concluíram que o sutiã podia ser a razão de que o busto caia com o passar dos anos, para além de não ajudar em nada a suster o peso das mamas e por isso não tem nenhum benefício no alívio da dor de costas.
Em entrevista a uma radio francesa, Rouillon disse que os primeiros resultados sugerem que o sutiã seja “uma falsa necessidade”, pois o seio não se beneficia do apoio e até se atrofia. A opinião se refere aos pontos de vista médico, fisiológico e anatómico e, naturalmente, não leva em consideração aspectos de moda. Este médico-investigador também afirma que o sutiã, é prejudicial, já que o torso fica distendido ao usar esta peça.

Entre os benefícios de não usar sutiã, o estudo demonstrou que  “o mamilo sobe uma media de 7 milímetros por ano”, “os seios tornam-se mais firmes e há um atenuar das  estrias”.  
Este último ponto, o das estrias… na verdade eu senti um atenuar das minhas estrias que por coincidência começou depois de deixar de usar o sutiã mas nunca tinha relacionado ambas coisas, será?!!?.
Roullon esclarece que a estrutura dos seios varia de uma mulher para outra e que as mulheres que participaram no estudo afirmam sentir-se melhor ao respirar, mais confortáveis o que favorece a sua saúde. A maioria das mulheres que participaram já não desejam usar sutiã.

No entanto, na mesma entrevista, o médico ressalta que os resultados são preliminares e foram obtidos com um recorte de população que não representa a população geral do mundo. Por isso, suas conclusões ainda não devem ser consideradas como uma prova científica definitiva contra o sutiã.

Para mim não usar se prendeu com a sensação de conforto que sinto em não usa-lo, entretanto também já li outros artigos onde diferencia os sutiãs com armação e sem armação e no caso dos primeiros toda a informação que me chegou é desfavorável ao seu uso e por vezes esta relacionada com dores nas mamas: “deixe de usar soutiens com aros (pelo menos durante a maior parte do tempo). Com frequência este tipo de soutien interrompe a circulação sanguínea e linfática em volta do seio, da parede torácica e tecido circundante.” In Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher da  Drª Christiane Northrup.



Mas se quiserem continuar a ver mais motivos para não usar (ou usar como preferirem, porque a decisão, acima de tudo, deve ser individual) o sutiã podem continuar a ler aqui, eu já não uso a quase 5 anos e sinto-me MUITO BEM!!!

7 comentários:

  1. Hoje não usei... Acho que uso mais vezes do que queria...
    Carla

    ResponderEliminar
  2. eu uso porque acho que fica melhor com certas roupas, para não se notar os mamilos e não revelar demasiado, mas uma das primeiras coisas que faço ao chegar a casa é tira-lo! sabe tão bem!

    ResponderEliminar
  3. Muito curioso este estudo! Confesso que as conclusões são totalmente opostas às minhas crenças, daí ter ficado admirada, pois sempre achei que não usar o sutiã tinha influencia nos seios descaídos. Desta forma, por este motivo, e por me sentir mais protegida, sempre usei sutiã, mesmo a dormir. Portanto, só quando tomava banho a que o tirava. No entanto, havia alguns momentos, muito poucos, em que o tirava, algo que me fazia sentir mais leve, solta, feminina (!)... gostava da sensação! Hoje ainda uso, mas, desde há alguns meses, quando estou em casa, e durante o sono, tiro. Mas jamais faria movimentos bruscos ou correria sem sutiã, pois sinto quem em tais circunstâncias os seios têm maior tendência a cair.

    ResponderEliminar
  4. Que giro! Por acaso, desde eu dou de mamar (tenho um bebé de treze meses) que ponho mais vezes o soutien de lado em casa. É mais fácil puxar as maminhas para fora n vezes por dia sem estar sempre um soutien no caminho. E sinto-me muito bem! Mais livre e mais natural. Claro que vou ouvindo que as minhas maminhas se vão ressentir, bla bla bla. Mas o facto é que elas nunca mais vão ser as mesmas depois da fase de amamentação que, se ele quiser e eu puder, ainda se vai prolongar! E até me estou a lembrar agora que na passada onda de calor, até fui a um jantar sem ele... Pareceu-me normal, com aquele calor todo. Por isso, sim, o soutien não tem de ser usado sempre! Ana

    ResponderEliminar
  5. Adorei este texto, pois há cerca de uma semana assisti a uma conversa que me fez dar o clique.
    Uma vendedora de uma loja conhecida (Intimissimi) a "informar" uma jovem cliente (15 anos) que segundo ela "...as armações servem para dar forma e levar o peito de novo ao centro. E em formação é ainda mais importante pois ajudar a formar o peito e a mantêm-lo no sitio."

    WTF???!!!!...

    Que necessidade é esta de dizermos às nossas mulheres e raparigas que o corpo delas está errado? Que se deforma se não for controlado?

    Ora eu passei por várias fases : da magreza que nem se justifica o uso soutien, da vaidosa que se usa para encher mais o peito, da necessidade na gravidez e na amamentação que nos faz perceber bem a lei da gravidade e as mastites e da vergonha por ter ficado com uns mamilos tão proeminentes que pensava ser assediada se saísse à rua sem soutien.

    Neste momento deixei de usar soutien. O facto é que a partir do momento que deixei de o usar (o inverno ajudou) parece que amaciou os catraios. De vez em quando ainda mostram a sua personalidade mas também já não fico tão preocupada com isso.

    Cada vez gosto mais do meu peito e cada vez tenho mais vontade de acaricia-los pois eles pedem carinho e aconchego muitas mais vezes do que quando estavam aprisionados. E adoro passar numa superfície reflectora e dar-me conta das suas formas. Adoro ver a minha silhueta.
    São muito mais belos assim, livres!

    Lou

    ResponderEliminar
  6. Encontrei este blog pode ser que tenha coisas interessantes... ainda não o investiguei mas aqui fica para que vocês o façam: http://sosten.blogspot.pt/

    Aida (Confraria Vermelha)

    ResponderEliminar
  7. Mais uma noticia sobre esta peça de vestuário feminino: http://blogs.elpais.com/mujeres/2013/04/el-sujetador-malvado.html

    abraçO Raiz
    Aida (Confraria Vermelha)

    ResponderEliminar