Porquê um Atelier para falar da fisiologia da Fertilidade?

Hoje fui fazer fotocópias de mais dois manuais para o Atelier Fertilidade de amanhã em Aveiro, e por coincidência na loja de fotocópias encontrei-me com uma amiga que não via a já algum tempo. Estivemos falar e mostrei-lhe o manual e falei-lhe do atelier e ela fez-me uma questão curiosa: Porque é que tinha colocado o nome “Uma Fertilidade Consciente para uma contracepção Natural” e não simplesmente “Contracepção Natural” que ao fim ao cabo é o que chama atenção e pode levantar o interesse pelo atelier?

Até pode ser que o que leve as pessoas a participar no atelier seja simplesmente a palavra contracepção mas a minha motivação ao cria-lo foi o ciclo de fertilidade do nosso corpo, conhece-lo e saber “usa-lo” a nosso favor na concepção, com o objectivo de conceber ou não, e acima de tudo conhecer o nosso corpo e os corpos com quem partilhamos a nossa sexualidade. Digo que acima de tudo é uma atelier para conhecer o corpo porque vivemos numa sociedade desconectada da Natureza a nível global e da natureza e fisiologia do nosso organismo a nível individual.

Somos a geração herdeira dos inícios da contracepção efectiva dos anos 60 (aparecimento da pílula). A partir da adolescência,  o mais normal, é que o  nosso interesse em desfrutar de sexo seguro e despreocupado sem as preocupações da gravidez e das doenças de transmissão sexual desperte. Por isso quando iniciamos a nossa sexualidade o nosso primeiro interesse após o sexo prazeroso é a contracepção. Somos uma sociedade com uma ampla informação em evitar a gravidez e a transmissão sexual, basta ver como a sexualidade é abordada nos manuais de educação sexual na escola. Os organismos públicos dedicados a saúde direccionam a educação sexual dos adolescentes e jovens para a contracepção e prevenção DST. E isso como já disse nas alinhas acima nos desconectada da Natureza a nível global e da natureza e fisiologia do nosso organismo a nível individual.

Não há uma preocupação em focar a educação sexual em saber como funcionamos a nível biológico, sobre como cuidar e proteger a nossa saúde e especialmente há um vazio de informação em tudo o que diz respeito a fertilidade assim como aos ciclos em geral do nosso corpo e a sua capacidade de autogestão. Não nos ensinam nem motivam o nosso interesse para saber em que consiste a fertilidade humana, que factores a condicionam ou como favorece-la ou optimiza-la.


Foi por isso que tive vontade de criar o atelier “Uma Fertilidade Consciente para uma contracepção Natural” para motivar as pessoas que participam a investigar sobre a sua fertilidade, sobre o seu corpo e levando a que cada um faça as suas reflexões e construa o seu próprio conhecimento da fisiologia da fertilidade, feminina e masculina para assim familiarizar-nos com nossa fertilidade e para desde esse ponto saber como respeita-la, como cuida-la e favorece-la.

Queres juntar-te?
Espreita aqui. Espero por ti. 
Aida

Sem comentários:

Enviar um comentário