As nossas histórias... Os nossos comportamentos.

Acabei de ler uma notícia que é no mínimo peculiar, um hospital cobra 4 euros por grito durante o parto. Quando terminei de ler pensei que devia de haver junto a esta notícia uma outra que fala-se sobre como o comportamento da mulher foi e é julgado ao longo da história. Educaram-nos e educam-nos como “boas meninas” que fazem o que lhes mandam escondendo esse lado selvagem e intuitivo das mulheres. Entre muitos outros momentos na vida de uma mulher o parto, o momento de dar à luz, é primordialmente SELVAGEM.

O nosso comportamento durante o parto origina-se no sistema límbico, a área do cérebro partilhada por todos os mamíferos. Para que o trabalho de parto corra bem precisamos fechar o nosso neo-córtex (a parte pensante do cérebro humano). Logo os nossos comportamentos durante o parto tem reacções instintivas e “animalescas” e claro,  individuais. Cada mulher tem o seu próprio comportamento durante o parto seria e é, um absurdo querer padronizar e regularizar o parto. Algumas mulheres tornam-se tranquilas, retiradas e “no controle”. Outras se tornam ‘fora de controle’ e selvagens. Outras ficarão no caminho do meio, ou em ambos os comportamentos, em diferentes momentos durante o trabalho de parto.
O absurdo da noticia é o que fica dito entre linhas ou seja a ideia de que a uma maneira ‘certa’ de nos comportarmos durante o parto e uma ‘errada’, mais uma vez a regularizando externamente os nossos ciclos e os nossos corpos.

Se queremos ‘normatizar’ (criar uma norma, um padrão) o comportamento do parto então temos de ‘normatizar’ o nosso comportamento durante o sexo (também controlado pelo sistema límbico) há semelhanças entre os seres humanos, mas todos nós nos comportamos de forma ligeiramente diferente. Valha-me a santa ignorância capitalista! É tão fácil fazer dinheiro com o corpo da mulher!

Sabem o que vos digo, que por 0 euros vamos honrar o nosso comportamento no parto seja ele qual for. Se foste ou vais ser  calma, suspira  durante o trabalho de parto, ou se foste ou serás  selvagem, grita alto – somos iguais, mas incrivelmente diferentes.

Confraria Vermelha acha importante que as mulheres se contem histórias umas as outras…. As suas historias… Por isso aqui fica o desafio:

Deixa nos comentários a TUA história sobre o TEU comportamento durante o parto… É importante que as mulheres ouçam e vejam histórias de nascimento que mostram uma série de comportamentos de parto – e não apenas o silêncio e certos tipos de controle.


Comenta. Vamos gostar de ler a tua opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário