A endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica crónica que afecta as mulheres com idade entre 25 e 40 anos, mas pode atingir mulheres de qualquer idade que apresentem períodos menstruais.

 Vídeo explicativo AQUI

Chamamos de endometriose quando o tecido de revestimento do útero (endométrio) se encontra fora da cavidade uterina, sendo mais frequente no ovário, trompa uterina, intestino grosso e áreas ao redor do útero.

De acordo com o Comité da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, “a endometriose deve ser vista como uma doença crónica que requer um planejamento para toda vida, visando maximizar o uso do tratamento medicamentoso e evitar repetidos procedimentos cirúrgicos".

A causa da endometriose ainda é incerta, mas actualmente acredita-se que seja relacionada a factores genéticos e a falha do sistema imunológico em expulsar os fragmentos da menstruação que sobem a trompa da Falópio, que ocorreriam com todas as mulheres.

Mulheres que possuem parentes de primeiro grau com endometriose possuem 6 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Outros factores, como problemas emocionais e stress podem estar indirectamente associados, pois podem desregular as hormonas femininas, principalmente o estrógeno e a endometriose são sensíveis a esta hormona.

Os sintomas da endometriose variam muito entre as mulheres, algumas mulheres não apresentam sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Dentre aquelas que apresentam sintomas, estes podem ser: fortes cólicas menstruais, dores pélvicas fora do período de menstruação, dores após sexo e dificuldade de engravidar.

O diagnóstico definitivo só pode ser feito através da laparoscopia, uma pequena cirurgia que remove o tecido, mas muitas vezes o tratamento medicamentoso contra endometriose é prescrito baseado no histórico da paciente, exame clínico ou ultra-som.

O diagnóstico precoce melhora as perspectivas de tratamento da doença, pois o tratamento é iniciado impedindo a progressão da doença. Infelizmente, em média, o diagnóstico demora 7 anos a partir dos primeiros sintomas.

Por isso é importante procurar uma ginecologista diante do aparecimento de qualquer sintoma sugestivo de endometriose.

O tratamento da doença vai depender do objectivo terapêutico buscado (tratar as dores, a infertilidade ou evitar uma reincidência) e da condição da mulher (idade, local da doença, deseja ter filhos,...). Não existe tratamento ideal, cada caso deve ser avaliado. O histórico da paciente e seus planos futuros influenciam a escolha do tratamento, o ideal é que a paciente participe da encolha do tratamento em conjunto com o médico.

As opções de tratamento incluem: analgesia (AINS), tratamento hormonal (diferentes tipos), cirurgia conservativa (mantém o tecido do útero e ovários) ou definitiva (remoção do útero e possivelmente dos ovários), tratamento medicamentoso combinado com cirurgia.    

NOS CASOS DE INFERTILIDADE
Primeiramente deves procurar um médico para investigar se a endometriose é a única causa para a dificuldade de engravidar, além disso, o/a médico/a irá avaliar o teu histórico e a severidade da doença, cada mulher é um caso diferente. Geralmente é necessário uma pequena cirurgia, laparoscopia, mas existem outros tratamentos como: medicamento para fertilidade, medicamentos para fertilidade com inseminação artificial e fertilização in-vitro… Mas acima de tudo deves investigar por ti mesma, recolher informação, tomar consciência do teu corpo para perceber a sua linguagem própria.

Documentário sobre a endometriose AQUI




Sem comentários:

Enviar um comentário