“A minha MaNcHa não mancha”

Recebi um email a perguntar porque é que chamei as Etiquetas do blog "MaNcHaS VeRmElhaS" e expressando que a palavra "MaNcHaS" não era muito positiva e que talvez fosse contra a positividade que o blog querer transmitir sobre a menstruação.

Pois… foi precisamente pela palavra "MaNcHa" ter uma conotação negativa sempre que se junta com a palavra Menstruação que a usei. Quantas de vocês, principalmente na adolescência, não pediu a uma amiga para caminhar de trás de vocês e ver se não tinham nenhuma "MaNcHa” vermelha na roupa… se não estavam sujas!?!

A palavra mancha junto a palavra menstruação torna-se A MANCHA, a terrível MANCHA.
Quando usamos produtos naturais como o copo menstrual, pensos de pano, as esponjas marinhas… percebemos que estes nos ajudam a conectar com o nosso corpo, ajudam-nos a ver o nosso ciclo menstrual de forma diferente e aperceber-nos da mulher que realmente somos e pouco a pouco “A MANCHA” se transforma na "MaNcHa”. Usar alternativas ‘ecomenstruais’ ajudam-nos a cuidar do nosso corpo de uma forma mais natural e em sintonia com o meio ambiente… mas para que toda esta mudança aconteça ainda mais profundamente a linguagem também pode ser uma grande aliada.
Um dos aspectos mais interessantes da linguagem é o facto de ser mutável, ou seja, as palavras podem mudar de sentido com o passar do tempo, reflectindo dessa forma as atitudes predominantes da época. Por isso desafio-te a criar a “TUA própria linguagem menstrual”, ou seja, mais do que criar novas definições desafio-te a mudar o sentido das existentes.

As coisas que mancham (que deixam mancha) são geralmente vista como algo mau, porque sujam. São “sinónimo” de descuido, sujidade… algo que tentamos evitar ou esconder. Talvez por esse mesmo motivo ao associarmos a palavra ‘mancha’ a ‘menstruação’, ampliamos o tabu que capeia a menstruação, mesmo em pleno século XXI (eu diria que especialmente em pleno séc. XXI).

As mulheres nos preocupamos mais com o não ser “descuidadas” com a menstruação, o não sujar que nem sequer questionamos de onde vem este conceito/sentimento de nos sentirmos descuidadas ou sujas. Porque é que uma inocente e natural mancha vermelha nos causa tanto mal-estar e vergonha? Porque é que queremos que o acto natural, instintivo e desordenado de sangrar seja algo ordenado e discreto?
As "MaNcHaS” deveriam ser algo ao que não atribuir importância (lavam-se com agua fria e sabão neutro) porque o verdadeiramente importante é como te sentes nesses dias, o que sonhas, o que pensas o que ES! Lava as tuas "MaNcHaS VeRmElhaS" com amor isso significa que amas o teu corpo… que o aceitas… que respeitas em tOdas as suas fases e ciclos.


Para mostrar o nosso amor pelas "MaNcHaS VeRmElhaS" proponho-vos que enviem para o email jardineriahumana@gmail.com foto (acompanhada de um texto se quiserem) da vossa "MaNcHa VeRmElha" para criar um mural colectivo da "MaNcHa VeRmElha" com o lema a minha “A minha MaNcHa não mancha” e mostrar ao mundo que manchar/sujar é sinal de vida, de plenitude, saúde, amor… 

Sem comentários:

Enviar um comentário