Sororidade...

O lugar da mulher é de mãos dadas com todas as mulheres em qualquer lugar


Círculo de Mulheres, Encontro de Lua Nova - Dezembro 2011, Porto

“A aliança de compromisso entre as mulheres é tão importante quanto a luta contra outros actos de opressão e de criar espaços onde as mulheres podem implantar novas possibilidades de vida." Marcela Lagarde

O conceito de irmandade feminina, Sororidade (sororidade, sororité, do latín sor que significa irmã. Em italiano sororitá e em ingles sisterhood.) palpita no meu coração e sinto como actualmente surge como uma “nova” experiencia cada vez mais intuitiva e cooperativa e isso faz-me sentir que tudo aos poucos regressa ao seu lugar… ao seu lar pelas mãos das mulheres que materializam este conceito em acções concretas.

 «Lugar da mulher é de mãos dadas com todas as mulheres em qualquer lugar... E através dessa rede de amor e solidariedade criar um novo modelo social de Vida, Harmonia e Paz para todos as mulheres, as pessoas, a Humanidade, todos os seres vivos e a Natureza... . . . . . . . UMA ENERGIA DE LUZ... DE BEM COM A VIDA...»

Sororidade, irmandade entre mulheres… intuir-se como iguais que devem voltar a dar as mãos… aliar-se, partilhar e principalmente mudar (e mudar-se) a sua própria realidade como mulheres e libertar-se das diferentes opressões a que foram sujeitas e por conseguinte mudar o mundo.

Abraçar a Sororidade/irmandade entre as mulheres e assumir uma aliança, um compromisso de lealdade feminina é um caminho armadilhado, somos mulheres criadas pelo patriarcado por isso, crescemos com a ideia (consciente ou inconsciente) de que somos inimigas, rivais por isso é difícil estabelecer uma amizade que pretende que criemos juntas uma relação que nos permite vernos na outra mulher, onde a outra é alguém com quem podemos aprender, alguém a quem podemos ensinar, alguém que nos acompanha e que acompanhamos, construindo lado a lado.

Numa relação de Sororidade, somos espelhos umas das outras, o que nos permite reconhecermo-nos na outra, sentir-nos apoiadas e compreendidas na outra. Recuperar este sentido de irmandade feminino permite-nos destruir esta falsa rivalidade entre mulheres que nos venderam.
Construamos juntas uma nova forma de nos relacionar umas com as outras, alimentemos relações de confiança, fidelidade, lealdade, apoio e RECONHECIMENTO com outras mulheres, só assim conseguiremos mudar as relações humanas e o mundo. Reconhecer-nos umas a outras como iguais respeitando que somos diversas e diferentes.

A quem recorremos quando nos sentimos tristes ou quando queremos partilhar alegrias? A quem preguntamos o que fazer ou tomar quando nos dói alguma coisa? A quem revelamos os nossos segredos? Com quem falamos de amor, de sexo, com quem choramos, com quem partilhamos sensações da nossa gravidez, a quem confiamos os nossos filhos/as, etc?

Para rematar, gostaria de deixar umas palavras de Marcela Lagarde, chamando à construção da Sororidade entre mulheres: “aliarmo-nos as mulheres não para pensar igual, mas para pensar; não para actuar em uníssono mas na mesma direcção…”

1 comentário: