Sebenta Vulvar

O que achas dos genitais femininos? O que é que a vulva significa para ti? Para muita gente, a vagina é a sede do prazer sexual feminino, a sede de criação da Humanidade e o canal do seu nascimento. É também um potente estímulo da sexualidade, tanto para homens como para mulheres. Não são estes, porém, os únicos conceitos da vulva. Para algumas pessoas, a vulva significa uma sexualidade sagrada. É um objecto de veneração, reconhecido como fonte de vida, um ícone de fertilidade. Num contraste chocante, a vagina surge alhures como um terrível órgão munido de dentes, emasculador e castrador – a vagina dentata. Contudo, muitas, se não todas as culturas, vêem esta porção da anatomia feminina como algo que, em público, as mulheres devem tapar a qualquer custo. A palavra “vulva” ou “vagina” deve ser evitada na maioria das conversas, e imagens genitais femininas disfarçadas espreitam-nos por todo lado. Com tantas maneiras de ver a vagina, qual escolher?

Revindicar as partes do nosso corpo e nomeá-lo na sua totalidade é imprescindível e não se cristaliza no uso de uma linguagem politicamente correcta… devo confessar que estou algo fascinada com o nomear o corpo das mulheres – mamas, cu, cona, vagina, pita… - recuperar estas partes (“espaços”) da nossa anatomia, redefini-los desde como cada uma de nós o sente (individualmente) e permitir que assim o nosso corpo habite o seu espaço de forma plena e total, e seja COMPLETO, INTEIRO.

Quando definem ou nomeiam os nossos genitais muitas vezes os termos usados são limitativos. Para muitas mulheres, o léxico sexual convencional é profundamente insatisfatório. VULVA pode ser muito clínico, VAGINA pode soar muito passivo. RATA e outras expressões da gíria popular sofrem e carregam um forte estereótipo sexual e CONA é muito duro de ouvir. E há o facto das palavras para os genitais femininos muitas vezes os sobreporem e terem significados variáveis. Vulva descreve, geralmente, os genitais femininos externos, mas nem sempre, ao passo que vagina pode incluir todas as partes da anatomia sexual feminina, com a excepção do útero, ou referir-se especificamente ao órgão interno muscular.
Um dos aspectos mais interessantes da linguagem é o facto de ser mutável, ou seja, as palavras podem mudar de sentido com o passar do tempo, reflectindo dessa forma as atitudes predominantes da época. Por isso desafio-te a criar a “TUA própria época”.

Nesta “Sebenta Vulvar” proponho-te uma série de jogos para que te (re)encontres com a TUA Vulva, para que (re)conheças como ela sente, como ela quer ser e viver. E animo-te a que partilhes a tuas criações para que o mundo perceba que a “identidade vulvar” existe e é variada.

Conteúdos
Primeira Folha mais conhecida como ‘Editorial’
Viva a Vulva! Jogos de Estímulos:
Jogo 1 - As minhas notas Vulvianas
Jogo 2 - Alegrias Proibidas
Jogo 3 - Collage “Haz lo que te sale del coño”
Jogo 4 - Afirmações Vulvianas
Jogo 5 - De Vulva a Mandorla
Jogo 6 - Oração Vulviana
Jogo 7 - Desejos Vulvianas
Jogo 8 - A minha Sheela Na Gig interna
Conto “ A obscenidade de Baubo”
“O Calor das Deusas Obscenas”
Jogo 9 - A minha Deusa do Ventre
Nota sobre a autora

Sebenta nº1 - “Sebenta Vulvar”
25 páginas | Preto e Branco | Papel reciclado

Copyright © JardineriaHumana, 2013

QUERES TER A TUA "SEBENTA VULVAR"?
Escreve para jardineriahumana@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário