Pequenos mistérios da vida ...

Nos Encontros de Mulheres sempre que falamos sobre os nossos ciclos, principalmente sobre o ciclo menstrual/ovulatório, alguém comenta sobre a misteriosa coincidência das mulheres sincronizarem os seus relógios menstruais (vermelhos). Apesar de que o fenómeno é bastante comum, desconhece-se quais são as enigmáticas moléculas implicadas nesta peculiar sincronização hormonal.


Ilustração do site Wonder Smitten

Na verdade desde a antiguidade que temos informações de que as mulheres que convivem em recintos fechados por períodos longos de tempo têm a tendência a sincronizar os seus ritmos menstruais ou seja entre irmãs, mãe e filha no lar, em conventos, bordéis, residências de estudantes e até em postos de trabalho. Isto já se havia notado em animais utilizados em experiências, como ratos e porquinhos-da-índia. Com a diferença de que a sincronização menstrual que se produzia nestes animais se fazia com base no ciclo da fêmea dominante, (fêmea "alfa").

Em 1971 a psicóloga Martha McClintock fez um estudo que publicou na Nature.
McClintock deu conta pela primeira vez deste facto ao observar sete socorristas que começaram o Verão com períodos totalmente diferentes e ao fim de três meses, menstruavam praticamente nos mesmos dias. É claro que só esta observação não era suficiente e McClintock decidiu estudar o fenómeno com mais profundidade. Realizou uma investigação numa residência universitária com 135 mulheres.

Esse estudo revelou que os ciclos começam a sincronizar-se durante os quatro primeiros meses e ao fim de sete a sincronização é completa. Este estudo foi pioneiro e por isso a quem conheça a sincronização da menstruação como o Efeito McClintock, também lhe chamam a "Regulação Social da Ovulação".

Na verdade a  McClintock não conseguiu dar uma explicação coerente sobre o fenómeno.
27 anos depois, finais dos anos 90, a revistaNature publica que a origem desta sincronização esta gerada pela produção de feromonas femininas durante o ciclo menstrual.

Sincronizar o ciclo menstrual
As feromonas obtidas das axilas das mulheres na fase folicular tardia aceleram o pico de LH de outras mulheres encurtando o seu ciclo menstrual, enquanto as feromonas retiradas de mulheres em fase lútea tem o efeito contrário.

A forma em que as feromonas actuam sobre a sincronização menstrual é a seguinte: As mulheres, através das glândulas sudoríparas apócrinas das axilas (as do suor) segregam umas substâncias químicas desconhecidas chamadas feromonas. Estas podem produzir dois efeitos ao influir sobre a Hormona Luteinizante (Luteinizing Hormone, LH), atrasando ou adiantando a sua concentração máxima, o chamado "pico de LH".

A LH é uma hormona muito importante no ciclo menstrual, já que, principalmente, graças a ela é que se dá a ovulação.

1 - A feromonas produzidas antes da ovulação (no final da fase folicular, dias 10-13 do ciclo) nas mulheres, encurtam o ciclo ovário das demais. (Graças à aceleração do pico - concentração máxima - pré-ovulação da LH)

2 - As feromonas produzidas juntamente na ovulação (dias 14-15 do ciclo), têm o efeito contrário, alongam o ciclo menstrual das demais mulheres. (Graças ao atraso no pico da pré-ovulação da LH).


Biologia do desenvolvimento (Universidade de Houston)

Fizeram-se muitos estudos demonstrando estes efeitos.

Por exemplo, num Centro de Investigação na Califórnia identificaram algumas mulheres que se pensou serem as que marcavam a tendência menstrual, (mulheres "alfa", dominantes). O mesmo é dizer que faziam que outras mulheres sincronizassem por elas os seus ciclos. Os cientistas para o demonstrar, colocaram algodões debaixo das axilas das mulheres "alfa", dominantes, durante um dia.  Depois disso, colocaram os mesmos algodões sobre o lábio superior de cinco mulheres, três vezes por semana.  Em cinco meses, quatro, destas cinco mulheres terminaram por ter a menstruação ao mesmo tempo que as mulheres "alfa" predominantes.

Ainda que com tantos estudos que evidenciam a existência desta sincronização, não se sabe qual a razão que há para ocorrer.

De momento há uma teoria que tenta dar uma explicação coerente, segundo esta, tratar-se-ia de um vestígio evolutivo de épocas pré-históricas, quando era frequente os homens terem diversas mulheres e uma reprodução eficiente, sincronizada com todas, tendo sido isso essencial para a sobrevivência da espécie humana.

Tens alguma história sobre a sincronização menstrual? Queres partilhar connosco?
Tens os comentários podes usa-los livremente para partilhar. 

2 comentários:

  1. Muito interessante :)
    Mas ao ler o texto assaltaram-me principalmente duas dúvidas. Tudo isto se altera/anula se a mulher toma um anti contraceptivo hormonal certo?
    E, relativamente às feronomas que são libertadas através das gladulas sudoriparas das axilas: os desodorizantes generalizados não influirão negativamente neste processo? É que 99% dos que se vendem contêm aluminio e outras substâncias quimicas desnecessárias que actuam especificamente nas glandulas sudoriparas para combater o suor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina não há estudos (que eu conheça) para responder com propriedade a tua questão. Pelas histórias que fui recolhendo esta sintonização também ocorre entre as mulheres que tomam pílula e as que não. E quanto aos desodorizantes é bem provável que eles influencie de forma negativa mas eu continuo a acreditar na soberania das nossas hormonas, dos nossos corpos sobre os químicos ;P
      Mas achei muito interessante o teu questionamento vou pesquisar e se descobrir algo apito e partilho.
      Muito obrigada por agitar a minha curiosidade.
      Aida

      Eliminar