Pontes Humanas - entrevista a Lev do Berço de Marfim

OUTRAS MULHERES

Lev é autora da agenda lunar Foice de Prata que acompanha anualmente a muitas de nós e de diversas edições e do projecto do Berço de Marfim. Nesta entrevista vamos conhecer esta mulher empreendedora que gosta de “abanar” a malta e mexer "com as caixinhas" que o "sistema" nos vendeu e vende muito, muito subtilmente.

Uma mulher que esta convencida que se seguirmos fielmente a voz do nosso coração poderemos transformar o mundo num Mundo harmonioso e pacifico onde o Amor Incondicional é a linha guia para toda a acção. Eu também acredito e espero que os nossos sonhos acelerem a mudança da humanidade e que a era patriarcal e depredadora chega ao fim.
Espero que esta iniciativa das “Pontes Humanas”  e que esta nova entrevista com a LEV (assim como todas as outras) seja uma motivação para que todxs xs sonhadorxs e emprededorxs se animem a recolectar estrelas.

_________________________________
©JardineriaHumana2013 | Texto Aida Suárez 
_________________________________


Quem é a Lev?
Sou Mulher, mãe, filha e irmã. Sou um Ser Humano que acredita que a Vida é esta maravilhosa oportunidade de experimentar, de nos atrevermos a ser e fazer, de irmos para além da zona de conforto, de sabermos quem somos e seguirmos fielmente a voz do nosso coração. Sou uma Sonhadora que trás no coração a imagem idílica de um Mundo em Harmonia e Paz onde o Amor Incondicional é a linha guia para toda a acção.

O que significa para ti ser mulher?
Ser mulher é ser sensualidade, sexualidade, sensibilidade, vulnerabilidade.
Ser mulher é ser beleza, suavidade, mimo, cuidado, Amor Incondicional.
Ser mulher é serviço, é calor, é ser uma taça aberta às correntezas da Vida.
Ser mulher é ser canal de Vida e de Luz, é ser receptáculo, é ser compreensão.
Ser mulher é ser tempestade, turbilhão e fogo transformador.
Ser mulher é ser abertura, partilha e lar acolhedor. 

Shinoda Bolen afirma: “ As mulheres podem mudar o mundo…”
O que opinas desta afirmação.
Concordo mas na minha opinião está incompleta. Quero acrescentar que é um trabalho em conjunto com nossos queridos irmãos homens. Sem o seu contributo o trabalho estará sempre incompleto. É preciso, a meu ver, pôr fim a todas as guerras; principalmente as guerras interiores travadas entre os dois princípios feminino e masculino. Guerras estas que duram já há milhares de anos e que vemos espelhadas em todo o planeta e em cada pequeno universo social, familiar, ou individual. Cada mulher deve fazer-se cargo de seu próprio poder e respeitar o poder dos demais. Cada homem deve fazer-se cargo de seu poder e respeitar o poder dos demais. Entendamos por poder a força de Vida que nos corre nas veias, os vários aspectos da biodiversidade humana. Agarrar o lema de «Todos diferentes, Todos iguais» e vivê-lo à letra. Apenas em círculo encontraremos o equilíbrio, sempre que surge a hierarquia há abuso de poder e cria-se o desequilíbrio. Shinoda Bolen diz, e com muita razão, que as mulheres podem mudar o mundo pois são elas as guardiãs do princípio feminino que tanta opressão e abuso tem sofrido nos últimos séculos. São elas que o podem recuperar, sanar e fazer florescer. Mas a cooperação dos homens é fundamental.

Onde te leva esta frase “Círculo de Mulheres”?      
Leva-me a um sentimento de apoio, um lugar seguro, um código de ética, um voto de «lealdade» com a irmandade, um lugar de descoberta, poder e cura.

Como expressas a tua criatividade?
Através do Amor que partilho, do carinho, do abraço, da dança, do canto, da horta, do meu artesanato. Através de poemas, fotografias e desenhos que faço. Através de actos espontâneos. Através de me desafiar a ir para além dos meus limites, de escolher o oposto do que o medo me diz para fazer.

O que te dizem estas duas palavras: MULHER E LUA
Eterna relação de equilíbrio entre ser e sentir, deixar-se guiar e reaprender a ser circular e não linear.

Completa com o primeiro que surja na tua mente a seguinte lista de palavras:
Útero: receptividade, onde reside a minha força, uma das minhas vozes.
Menstruação: força, limpeza, introspecção, véu ténue entre mundo interior e exterior.
Maternidade: loba, instinto.
Homem: irmão.
Mulher: irmã.
Mãe e Filha: continuidade, legado, linhagem.
Menopausa: sabedoria.
Dons Femininos: intuição, sonho.
Lua: agitadora, guia, candeia.

Queres juntar mais alguma palavra a lista?
Coexistência: o fim de todo o conflito. O fim de todas as guerras.
Inclusão: a fusão dos opostos. O recuperar do conceito de complementaridade.

Fala-nos do teu trabalho na elaboração da agenda lunar “Foice de Prata” … como surgiu este projecto. 
Contas-nos mais sobre "Berço de Marfim - Sendas do feminino" e sobre os teus últimos projectos.

Berço de Marfim começou por ser uma tentativa de reencontrar o círculo, de sair do meu próprio isolamento. Vivo numa zona rural um pouco afastada dos grandes centros urbanos e pensei que, através de publicações, um blog e fanzines, poderia aproximar-me das demais irmãs. Eu desejava “dar-me” mais ao mundo e partilhar o que este caminho de autodescoberta do que é ser mulher me tinha ensinado. A princípio nunca imaginei que Berço de Marfim fosse um dia publicar uma agenda lunar. A ideia surgiu num belo Solstício de Inverno em que se reuniram em minha casa muitas irmãs e irmãos de caminho. No meio de uma conversa a proposta/desafio de se fazer a agenda lunar foi-me endereçada. Eu aceitei a tarefa apesar de não ser muito experiente a trabalhar com computadores. A ideia entusiasmou-me e daí para a frente tem sido uma constante descoberta e aprendizagem. A Foice de Prata é uma agenda em constante transformação, tal como eu. A cada ano que passa aprendo coisas novas e tenho novas ideias que fazem com que eu e a agenda cresçamos juntas.
De momento tenho mais um projecto a tomar forma dentro de mim mas encontra-se ainda numa fase muito embrionária e parece-me muito precoce estar a falar nele. No entanto em paralelo com esse projecto há sempre o desejo de melhorar a agenda e de a tornar uma ferramenta cada vez mais prática e versátil. O meu desejo é que a agenda Foice de Prata seja mais do que uma mera agenda lunar. Desejo que seja também uma amiga para quem a tem. Uma amiga que guia com as suas informações, que inspira com as suas imagens, poemas, etc. Uma agenda amiga que recebe o que temos para escrever nela, como um diário, um “ouvido” incondicional nas horas de reflexão. Um caderno para sarrabiscos, raios e coriscos.

Queres acrescentar mais alguma coisa?
Sim, duas. Gostaria de acrescentar que sendo humana e em constante transformação, sou assim e sou assado; e portanto em mutação permanente. Mas no meu cerne brilha uma verdade, sólida como uma rocha que, penso eu, será a minha verdadeira essência. E, se me pedissem para resumir em poucas palavras esse sussurrar do meu coração eu responderia. Verdade, Simplicidade e Amor.

Grata Aida pela linda expressão de ti e da tua criatividade. Querida Jardineira, que tenhas boas colheitas.

Visitem o blog Berço de Marfim

Sem comentários:

Enviar um comentário