OS DUCHES VAGINAIS SÃO RECOMENDÁVEIS?

E a resposta é…

A)     Sim. A vagina também tem direito a tomar duches.
B)     Não. Só se forem recomendados pelo teu ginecologista.

Se pensas-te que a resposta correcta é a “B”, a tua resposta é certíssima! Contrariamente ao que possa parecer, não são recomendáveis porque arrastam a flora bacteriana que protege as paredes da vagina.

Não é necessário, nem conveniente, limpar a área interior dos genitais (a vagina). Normalmente, a vagina limpa-se por si mesma, uma vez que as paredes da vagina produzem um fluxo (o fluxo vaginal) que as limpa e transporta as células mortas e outros micro-organismos para fora do organismo. Os duches vaginais não são aconselháveis, a não ser por indicação médica.

E com a área exterior dos genitais (a vulva), que cuidados devo ter?
A melhor maneira de limpar a área exterior dos genitais (a região vulvar) é com água morna e um sabonete suave sem perfume (de preferência, neutro) durante o banho ou duche. Para lavar a vulva, afastar bem as pernas e pôr o sabonete directamente na mão (não usar luvas nem esponjas). Convém esfregar bem os lábios e todas as dobras da vulva. Depois, enxaguar abundantemente (para evitar que fiquem restos de sabonete) e secar bem (para evitar que a zona fique húmida).

Embora, nas farmácias, se encontrem à venda inúmeros produtos para uso íntimo feminino, a maioria destes produtos, excepto os sabonetes neutros específicos, não são necessários. Alguns produtos podem até ser prejudiciais, pois podem provocar alergias ou irritações.

A vulva deve ser lavada, no mínimo, uma vez por dia. Se não quiseres tomar um duche, podes fazer a higiene no bidé. A limpeza da zona anal realiza-se da mesma forma que a da região vulvar, mas convém fazê-la sempre de frente para trás para evitar contaminar a vulva ou a vagina com bactérias provenientes do intestino. Quando tiveres o período, podes lavar-te normalmente. Podes dar uma vista de olhos no Herbanário Vermelho e encontrar o Sabão Natural e Artesanal para higiene íntima da mulher que a Confraria criou em colaboração com os Fios de Seda. 


Queres aprofundar mais sobre os cuidados do teu corpo? 


Sem comentários:

Enviar um comentário