O que podemos fazer em situações de Amenorreia?




Se estas grávida, a amamentar ou próxima da menopausa é normal que as tuas menstruações cessem. Mas se isto acontecer em qualquer outro momento é o que se chama de Amenorreia.

A verdadeira causa da ausência de menstruação, ou amenorreia, é difícil de encontrar, porque no mecanismo da menstruação intervêm vários elementos.

O hipotálamo (glândula cerebral que ainda não é plenamente conhecida) influência a hipófise. A hipófise, glândula situada no meio do cérebro, influência o ovário através das hormonas que segrega (FSH, LH). O ovário, através das sus secreções de estrogénios e progestágeno influência o útero e as mamas… e quando o quociente destas hormonas sobe no sangue influência também o hipotálamo e a hipófise.
Paralelamente as supra-renais, tiróide e pâncreas influência a hipófise, que tem influência sobre elas ao mesmo tempo.

Como podemos ver, no jogo hormonal, sempre há um mecanismo de volta (feedback) que encaracola o caracol. A informação que volta exerce influência sobre a secreção de hormonas e permite por isso o controlo sobre este jogo. O equilíbrio criado depende também de cada um dos elementos desta cadeia.

A medicina, diferencia entre
a)     Amenorreia primária
Quando a menstruação nunca se estabeleceu. O que é uma situação rara mas que pode ocorrer devido a malformações das suprarenais, do cariotipo (ou código cromossómico), devido a anatomia da vagina: hímen imperfurado, septos vaginais, agenesia uterina, sequelas de um acidente ou da tuberculose ou um atraso no desenvolvimento da hipófise ou dos ovários.

b)    Amenorreia secundária
O desaparecimento da menstruação pode dever-se a:
  • causas gerais: tuberculose, cirrose, insuficiência da tiróide, doença nas suprarenais, carência alimentar.
  • causas uterinas: as apresentadas na amenorreia primária, traumatismo ou cicatrizes pos-infecciosas.
  • causas ováricas: tumor ou quisto no ovário (síndrome de Stein-Leventhal), menopausa precoce.
  • E com maior frequência as causas hipofisárias: mudança de vida, viagens, choque afectivo, aumento ou perda significativa de peso (anorexia…).
  • Por último causas iatrogénicas (devidas a medicina): particularmente depois de torar a pílula. 
O que podemos fazer em situações de Amenorreia?
Cuidar da nossa dieta, o organismo precisa uma alimentação adequada com a finalidade de manter um Ciclo Menstrual Saudável. Se seguirmos uma dieta hormonal vamos conseguir equilibrar o nosso peso sem ter necessidade de um regime alimentar controlado. Para manter os níveis de glucose e o equilíbrio hormonal, é especialmente importante suprimir a cafeina, o açúcar e os alimentos refinados. Temos de tentar comer pequenas porções e mais frequentemente. Incluir uma ampla variedade de cereais integrais, fruta, verduras e hortaliças, legumes, frutos secos, sementes e peixe azul.

Suplementos
Complexo B (com ácido fólico)
Qualquer tipo de ajuda para que o corpo produza e libere o óvulo durante a ovulação pode permitir ‘regular’ as menstruações. O organismo necessita vitaminas do complexo B, e em especial de ácido fólico, para que as células de dividam, se reproduzam e gestem um novo óvulo cada mês. Restabelecer os níveis de vitamina B resulta especialmente importante se terminamos de tomar contraceptivos orais.

Magnésio (300mg/dia)
Se o stress causa ou aumenta a amenorreia, o magnésio pode favorecer o relaxamento.

Zinco (15mg/dia)
O zinco dá a garantia de um equilíbrio saudável de estrogénio e progesterona, as hormonas essenciais para o desenvolvimento dos óvulos, assim como para um ciclo menstrual saudável. O zinco é um suplemento nutricional de grande importância quando a amenorreia ocorre após ter deixado de tomar contraceptivos hormonais (que podem causar deficit de zinco). Tomar em forma de citrato de zinco.

Ácidos Gordos Omega-3 (1000mg/dia – 700mg de EPA e 500mg DHA)
A maioria das mulheres com amenorreia apresenta deficit de ácidos gordos essenciais. Um incremento destes ácidos pode favorecer a regulação dos ciclos.

Plantas
Por último quero partilhar convosco algumas plantas que vos podem ser úteis. As plantas (há muitas outras) que vou listar nas próximas linhas ajudam a que o organismo recupere o equilíbrio hormonal, ao mesmo tempo que aliviam o stress, optimizam a função ovárica e restabelecem os ciclos menstruais.

Vitex agnus castus
O excesso de prolactina e o desequilíbrio das hormonas folículo-estimulantes (FSH) e luteinizante (HL) podem inibir a ovulação e o ciclo menstrual. O Vitex agnus castus ajuda a regular a acção da hipófise, que estimula a libertação de todas estas hormonas, para restabelecer o equilíbrio natural do organismo. Tomar uma colher de tintura com água ou 200-300 mg (cápsulas) duas vezes ao dia. Podem passar até 6 meses até que a planta produza efeito no corpo, por isso uma dose de paciência também é recomendada. Não deixar de tomar até que os ciclos se restabeleçam. Uma vez restabelecidos começar a diminuir as doses lentamente, para que no fim de uns dois meses, o ciclo menstrual possa seguir o seu curso/ritmo normal sem apoio desta erva medicinal.

Cimicifuga racemosa
Esta planta é usada tradicionalmente devido as suas propriedades para equilibrar as hormonas e a sua habilidade para ‘regular’ os ciclos. Tomar uma colherzinha de tintura com água duas vezes ao dia ou 250-350 mg (cápsulas) por dia até que a menstruação se tenha regulado.

Chamaelirium luteum
Esta planta é capaz de regular e inclusive melhorar a função ovárica, incluídos os níveis hormonais. Tomar uma colherzinha de tintura com água ou 600-900 mg (cápsula) por dia até o ciclo menstrual se regularizar.

Ginseng Seberiano – Eleutherococcus senticosus
Utilizar esta planta quando consideramos que a amenorreia é consequência de stress. O Ginseng Seberiano é uma planta adaptogéna que pode beneficiar o organismo pois reduz o impacto do stress e aumenta a energia. Tomar um colherzinha de tintura com água ou 250-300 mg (cápsula) duas vezes ao dia.

Espero que tenham gostado deste post e que seja útil para viverem a vossa ciclicidade. Convido-vos a partilhar com quem sentirem :)



Queres conhecer melhor o teu Ciclo Menstrual?
Tenho duas propostas para ti…
Por trás da Capa Vermelha – Um livro-agenda sobre o Ciclo Menstrual

Programa de Educação Menstrual – Consultas e Ateliers de Autoconhecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário