28 Maio dia Internacional da Higiene Menstrual

Hoje, 28 de Maio é Dia Internacional da Higiene Menstrual. 

Esta reivindicação tem este nome com o objectivo de implementar o diálogo mundial sobre a menstruação e a carência de recursos/obstáculos que têm muitas adolescentes e mulheres no que diz respeito a higiene e a saúde feminina. A proposta deste dia é quebrar o tabu da menstruação e começar a dialogar internacionalmente sobre ela e o impacto cultural da mesma. A Confraria Vermelha apoia esta iniciativa, podem visitar o site e ver as actividades que vão decorrer ao longo do dia de hoje, entre elas a projecção/estreia do documentário Monthlies.

Bem sei que organizar um dia reivindicativo não é fácil, e que por vezes é aborrecido ficarmos limitadas a uma data concreta mas vamos fazer com que este 28 de  Maio o Dia da Higiene Menstrual, porque é necessário visibilizar a menstruação, tirar-lhe a camada de medo e de tabu que em pleno século XXI ainda veste, por isso nada melhor do que juntar esforços, unir vozes de todos os cantos do mundo para gritar alto e em bom som: A menstruação é importante, eu sangro sangue. Sangue real, visível, palpável, que escorre das paredes do meu útero, desce pelo canal da minha vagina e deixa o meu corpo entrar num mundo no qual não é bem-vindo. Pois o meu sangue não é o sangue da guerra, da valentia e da violência dos homens, esse sangue tão valorizado dos ferimentos de batalha. O meu sangue é o sangue da humanidade e da fragilidade, de inescapável ligação com a matéria orgânica. O meu sangue não é o sangue da morte é o sangue da vida.

Este dia pretende unir esforço para criar um mundo onde cada mulher e cada menina possa gerir a sua menstruação de forma higiénica, saudável e informada - onde quer que esteja - com privacidade, segurança e dignidade. 

Mulheres, meninas e homens digam ao mundo porque é que a #MenstruaçãoéImportante
#MenstruationMatters  | Participem!!! 
#LaMenstruaciónImporta

Sem comentários:

Enviar um comentário