Imagina que confundíssemos os testículos com o pénis?


Todas sabemos o que é um pénis e todas sabemos que se chama pénis mas quanto toca falar dos genitais femininos as coisas não são tão claras… Temos dificuldade (vergonha, pudor, medo…) de a nomear (e de nos nomear) e por isso muitas vezes, quase sem pensar, sai um “ai em baixo” ou “a vagina”.

Mas não, não se chama vagina! Chama-se vulva.

E não, não encolhas os ombros numa atitude de “Pronto, não faz mal” ou “Tanto faz, a gente entende-se a mesma.” Imagina que confundíssemos os testículos com o pénis? Imagina que tivéssemos dúvidas sobre o que é o pénis ou o que são os testículos ou chamássemos tudo da mesma maneira, sendo partes diferentes? Impensável, certo?

Um chamo-me Aida, tu Raquel e a tua amiga Catarina mas como uma quarta pessoa não sabe os nossos nomes chama-nos a todas Maria, já sei que é um exemplo parvo mas dá para perceber por onde vai o raciocínio deste post, o mais certo é que nenhuma de nós respondesse porque não nos damos por esse nome.

Por isso vamos começar a chamar as coisas pelo seu próprio nome. Todas sabemos que o pirilau, o martelo, o pau, a xota, a gaita (e muitos mais) é pénis e que os tomates são testículos, então “aqui em baixo” as mulheres temos a rata, a patareca, a passarinha, a 'boca do povo', a pachacha, a cona (e muitos mais) e que oficialmente se chama vulva.

A vagina é outra coisa, é o conduto que vai da vulva até ao colo do útero, ou seja, faz parte dos genitais internos femininos. A vulva são os genitais externos e é constituída pelos lábios interiores e lábios exteriores, o clitóris, orifício urinário, o monte de vénus.

Chegando a este ponto do post surge na nossa mente uma curiosidade:

Porque é que confundimos a vagina com a vulva?

A resposta é simples: - pouca educação sexual e a pouca que recebemos é focada no sistema reprodutor/sexualidade reprodutora. Longe da educação sexual que nos é proporcionada, fica o olhar da sexualidade como fonte de prazer, autoconhecimento e crescimento, por isso o importante é saber que existe um canal, a vagina, pelo qual temos de introduzir um pénis para que aconteça a fecundação.

Um outro motivo que nos leva a confundir vulva com vagina ou achar que é tudo a mesma coisa, é o “coitocentrismo”, o que é?!?
É a obsessão de nos centramos no coito como a única e a verdadeira prática sexual. Por isso o importante é que exista um pénis erecto e um buraco onde enfia-lo chamado vagina.

Agora que já sabemos que a vulva se chama vulva, quero fazer-te umas perguntas (pura retórica para fazer-nos pensar):

O que achas desta confusão toda?
Gostas da tua vulva?
Alguma vez pegas-te num espelho para observa-la (observar-te)?
Sentes vergonha que o teu ou tua parceiro-a sexual olhe para ela cuidadosamente? O que pensas? O que sentes?
Cuidas dela?
Mima-la? (Eu mimo a minha com o sabonete natural Fio da Lua, podes encontra-lo no Herbanário Vermelho)
Pensas que é tudo menos bonita?
Pensas que é demasiado escura e enrugada, demasiado grande, assimétrica, esquisita, pouco agradável a vista?
Pensas que é pegajosa e pouco higiénica?  

Vamos deixar-nos de coisas, a tua vulva, a minha vulva, a vulva dela são lindas… porque cada uma é como tem que ser nem mais nem menos. Cuida dela como cuidas do resto do teu corpo. E para cuida-la bem é preciso conhece-la bem por isso desafio-te a transformares-te numa Exploradora Vulvar eximia, para ajudar-te crie o Kit da Exploradora Vulvar, estas preparada?


Sem comentários:

Enviar um comentário