Sexo durante a menstruação sim e não

Respondendo às questões das Confreiras:
Tem problema fazer sexo menstruada?
Faz mal para a saúde? Há risco de engravidar?
Filipa
____________________

Sexo e menstruação são dois assuntos que ainda despertam muitas dúvidas nas mulheres, o que faz com que muita gente fique sem saber como agir, especialmente na hora em que os dois são colocados “juntos”.
Esta questão é uma questão recorrente, muitas de nós já nos questionamos sobre ter ou não ter relações sexuais durante a menstruação. De certeza que muitas de vocês já leram artigos escritos por médicxs e sexólogxs que dizem que é uma prática normal e saudável mas mesmo assim continuamos com dúvidas sobre a higiene, o prazer, o sangue e as energias etc.

Na verdade, não podemos negar que o sexo ainda tem uma aura de tabu, a menstruação ainda é um tabu, e se juntamos 1+1  temos:

sexo durante a menstruação um tabu2

Por isso espero que este post seja útil e sirva como orientação para que tomes as tuas próprias decisões sobre sexo durante a menstruação.



Uma questão de higiene
Um dos pontos que sempre nos preocupa no que diz respeito ao sexo durante a menstruação é a higiene. Algumas mulheres mencionam que sentem uma enorme preocupação de “sujar” tudo, vamos reflectir (e ser sinceras) um pouco:
- Quando pensamos em “sujar” tudo, estamos a visualizar uma relação sexual coital, ou seja com penetração, certo?
 - Estamos a imaginar, acima de tudo, que vamos “manchar” o companheiro, certo?
Agora vamos ver a realidade:
- O sexo não é sinónimo de penetração, existem diversas práticas sexuais que não incluem o coito.
- A penetração não implica sempre um pénis. Podemos, por exemplo, recorrer a brinquedos sexuais.
Por isso para destruir o fantasma “vou ‘sujar’ tudo” temos de abrir a mente:
- Se alargarmos os nossos conceitos de prática sexual encontraremos a forma de disfrutar do sexo durante a menstruação.
- Se abandonarmos a ideia falocêntrica e genital da prática sexual encontraremos formas de dar forma ao nosso desejo, caminhos que nos conduzam ao orgasmo terapêutico que nos permite libertar a energia e a tensão acumulada assim como relaxar e mimar o nosso útero com doces cocktails hormonais.

Não há mesmo riscos de praticar sexo durante a menstruação?
Esta é outra das questões que pairam no nosso cérebro quando nos colocamos a questão de praticar sexo durante a menstruação.
Para responder a esta questão temos primeiro que esclarecer de que riscos estamos falamos:
de uma gravidez indesejada
ou
de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (DST)?

Se falarmos das DST o risco existe por duas razões: primeiro, o sangue serve como veículo para vírus e bactérias, assim como o líquido seminal, segundo durante a menstruação o colo do útero esta aberto para permitir o descenso do fluxo menstrual e o pH vaginal é menos ácido o facilita a probabilidade que alguma infecção atravesse pela cavidade pélvica. 

No que diz respeito a gravidez o tema não é assim tão linear, a fase menstrual pode ser uma fase relativamente infértil, ou seja, há muitas variáveis que deveríamos ter em conta, principalmente os ciclos curtos, para podermos avaliar se a nossa fase menstrual é ou não fértil. Neste ponto aconselho-te a investigares os Métodos de Contracepção Natural. Se não dominas os Métodos de Reconhecimento da Fertilidade (MRF) o único conselho possível se decides ter relações sexuais com penetração durante o período e queres evitar uma gravidez é usares um método contraceptivo de barreira, como o preservativo.

Prazer e libido durante a menstruação
Este é outro ponto sobre o qual nos questionamos. Quando pensamos nesta fase do ciclo olhamos para ela como uma fase introspectiva. Eu, por exemplo, durante esta etapa prefiro estar sozinha, evitar o bulício social mas isto não quer dizer que a minha libido desça necessariamente e estou certa que não sou a única a quem isto acontece. Para além de satisfazer o desejo, no sexo durante a menstruação encontro alivio para as cólicas menstruais. Muitas amigas já me confessaram que os orgasmos durante o período são os melhores. Isto pode ter a sua razão de ser, no movimento uterino associado a excitação sexual e a libertação de prostaglandinas num momento de tensão e neste caso de congestão da zona pélvica. Por outro lado a vagina fica mais lubrificada, o que facilita muito a penetração. Outra coisa que facilita o momento de alcançar o orgasmo, é o facto do fluxo de sangue aumentar na região do clitóris, o que o deixa muito mais sensível, por isso o orgasmo menstrual pode ser vivenciado como uma experiência intensa, íntima e terapêutica. Mas pode perfeitamente haver mulheres que estão muito mais sensíveis e que sentem desconfortos muito fortes, sentindo-se desde o início da relação incomodadas. Sentindo-se inchadas, com o humor alterado, e isso prejudica a libido. Por isso, acabam sentindo menos prazer e estando menos à vontade, para praticar sexo. Seja como for o ideal é que cada uma ouça e observe o seu corpo e aprender identificar o que é mais confortável e prazeroso para si mesma a todos os níveis nos diferentes momentos do ciclo menstrual e da vida. Quando sabemos o que queremos e o que gostamos, e estamos em sintonia com quem partilhamos a nossa vida sexual, provavelmente vamos viver experiências plenas e prazerosas durante a menstruação e sempre.  

Sexo sem resquícios de sangue
Por vezes depois da penetração, não aparece nenhum resquício de sangue no preservativo ou na região e tu, estranhas que não apareça nem uma gota de sangue! É pura coincidência com o relógio biológico. A menstruação não tem um fluxo contínuo. É uma descamação no útero que acontece ao longo do dia, espaçadamente. O útero enche e, depois de algumas contracções, descama e libera o sangue menstrual. Mas isso não acontece o tempo inteiro, há intervalos. Se, por acaso, a relação for num intervalo no qual o útero não está cheio, não vai deixar nenhum resquício de sangue. Por outro lado pode acontecer exactamente o oposto, o aumento do fluxo do sangue. Algumas mulheres comentam que o fluxo de sangue aumenta durante o acto sexual, e é verdade. Isso pode acontecer porque o orgasmo provoca contracções no útero, que é, justamente, o que estimula a descamação do órgão e o consequente sangramento.

A menstruação e a espiritualidade
Algumas mulheres, que trabalham/vivenciam os seus ciclos de uma forma espiritual questionam-se se nesta fase devem abrir-se ao sexo ou não. A verdade é que as opiniões são várias, há posicionamentos que dizem que nesta etapa do ciclo a mulher deve ser mais cuidadosa nas suas práticas sexuais porque esta “aberta” a outras energias. Também há quem mencione que a mulher deve guardar estes dias para a purificação… enfim podemos encontrar vários posicionamentos mas cada uma de nós deve encontrar o seu sentir neste campo.

Cada uma de nós tem a sua própria verdade e a sua forma única de expressar a libido nas 4 fases hormonais que desenham o ciclo menstrual. “Por Trás (de tua cada) da Capa Vermelha” (título do programa de autoconhecimento menstrual) há uma mulher diferente. Como é tua? Gosta de sexo durante a menstruação? Como se expressa ela nesta fase do ciclo? Podes partilhar connosco a tua experiência logo aqui em baixo aqui nos comentários?

1 comentário: