Amamentação e Ciclo Menstrual

Respondendo às questões das Confreiras:
Há já algum tempo que me tenho questionado sobre amamentação e ciclo menstrual, isto porque há praticamente 4 anos que amamento  - com uma interrupção de 6/ 7 meses entre um pequeno e o outro. Assim sendo, a minha pergunta vai neste sentido: o nosso ciclo menstrual comporta-se da mesma forma enquanto amamentamos? O nosso período fértil terá as mesmas características? 
Bem haja, M. S.
______________________________

A amamentação é o principal factor que determina a duração da amenorreia ou desaparecimento da menstruação depois do parto.


A falta de ovulação durante o período depois do parto chama-se amenorréia. Quando começamos a amamentar o/a nosso/a bebé, o nosso ciclo reprodutivo entra num período de descanso. Mais tempo de amamentação completa é igual a mais tempo sem menstruação. É totalmente normal que uma mulher que amamenta o/a seu/sua bebé a tempo completo e exclusivamente não tenha a menstruação nos 6 meses a um ano depois do parto, isto ocorre porque a acção frequente de mamar do teu/tua pequeno-a estimula a libertação de hormonas que detém, a ovulação, e por isso a menstruação. Já volto a falar destas hormonas.

Nos casos onde a mãe não amamenta o bebé, é normal que os ovários comecem o seu funcionamento um mês após o parto, mas as mulheres podem demorar dois ou três meses para ter a 1ª menstruação o que não implica necessariamente que não se estejam a ovular e que não se possa engravidar por isso é necessário tomar medidas para evitar uma gravidez não desejada.

De forma geral a primeira menstruação que ocorre, depois do parto, numa mulher lactante frequentemente se pospõe até passados seis meses. Geralmente é após os seis meses que se começam a introduzir alimentos sólidos na dieta do/da bebé, e por esse motivo deixa-se de amamentar com tanta frequência. As mães que atrasam a introdução de alimentos sólidos têm a 1ª menstruação pós-parto mais tarde. Por isso podemos encontrar mulheres que menstruam após 6 meses e outras até um ano depois do parto, por exemplo, há regiões de África, onde as mães amamentam frequentemente e os bebes dependem exclusivamente do leite materno por períodos até de 2 anos, estas mulheres podem demorar esse mesmo período de tempo para voltar a ter a menstruação. Por isso a 1ª menstruação após o parto depende de se a amamentação é prolongada, exclusiva e frequente.

Como disse nas primeiras linhas a ausência de menstruação ocorre porque quando o-a bebé suga o mamilo da mãe para se alimentar, junto com o leite produz-se uma substância chamada prolactina (PRL), que inibe o funcionamento dos ovários e a fertilidade da mulher.  

Quando amamentamos exclusivamente e com frequência, ou seja, quando o único alimento que recebe o-a nosso-a filho-a é o leite materno, este ciclo sem ovulação (conhecido como anovulatório) pode durar como referi meses, um ano ou até mais, mas o mais habitual (na Europa) são os seis meses, um ano.

Quando menciono amamentação completa ou amamentação exclusiva para determinar o tempo de duração do ciclo sem ovulação, falo de uma amamentação que depende dos horários do/da bebé uma vez que a mãe dá peito quando este/esta o necessite e o demande, o que significa que durante o dia não deve haver mais de 4h entre mamadas e durante a noite não deve superar as 6h entre mamada.

Se junto com o leite materno damos ao nosso-a bebé leite artificial ou outro tipo de alimento,  já não podemos considerar amamentação completa ou exclusiva e a introdução de outra fonte de alimento para além do leite materno inibira a produção de prolactina e o funcionamento ovárico recomeçará mesmo que estejamos a amamentar.

Ou seja alimentar exclusivamente com leite materno e com maior frequência prolonga o período de amenorreia pós-parto, logo atrasará o regresso da menstruação.

No momento em que diminui a produção de prolactina, (re)começa o funcionamento ovárico e temos a primeira menstruação depois do parto, é normal que a menstruação regresse diferente de como era antes da gravidez e que sofra alterações e reajustes enquanto as hormonas produzidas durante o tempo da amamentação se regulam até esta terminar totalmente.

Neste momento talvez na tua mente surja a seguinte pergunta: Posso utilizar o processo de amamentação como método contraceptivo uma vez que não tenho menstruação?

Esta comprovado que a amamentação completa ou quase completa diminui um 98% das possibilidade de gravidez ou fertilidade até ao aparecimento da primeira menstruação depois do parto, aproximadamente até 6 meses. Mas para a amenorreia ser considerada um método contraceptivo natural tem de cumprir certos critérios e temos de (re)aprender a descodificar a linguagem do nosso corpo.  Se queres saber mais sobre a amenorreia pós-parto e a fertilidade e como a podes utiliza-la como método contraceptivo natural clica AQUI.



18 comentários:

  1. Olá minha bb já tem 6 meses e a minha menstruação mês passado veio 2 vezes no mês e esse mês ela tá atrasada não veio ainda só q eu não estou dando mamar a minha filha regularmente pois eu trabalho então eu dou de manhã bem cedo e a noite quando chego em casa,e no final do mês passado eu e meu parceiro ficamos só nas preliminares só q ele ejaculou perto da minha vacina,gostaria de saber se por isso eu posso estar grávida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola D.C.M estou no mesmo caso , vc estava gravida ou sua menstruacao desceu denovo?

      Eliminar
  2. Obrigado por trazer essas informações. Eu mesma tinha algumas dúvidas sobre como o ciclo menstrual intervem na amamentação e algumas foram esclarecidas. Vou fazer uma pesquisa mais a fundo pra gerar conteúdo pra minha página.

    ResponderEliminar
  3. Eu armamento exclusivamente no peito. Minha bebe está com 4 meses, mas depois dos 40 dias, passei a menstruar toda semana, fluxo moderado a intenso. Isso é normal? Sinto cólicas tbm... tomo o Nactali de anticoncepcional.

    ResponderEliminar
  4. Oi minha bb está com 7 meses minha menstruação veio ela tinha 6 meses, mas esse mês minha menstruação ainda não veio sendo que usamos camisinha nas relações tô preocupada mim ajudem a tirar essa dúvida se é normal já que minha bb ainda é amamentada

    ResponderEliminar
  5. Oi quando minha bb completo 6 meses em Dezembro minha minha mestruação veio só um pouquinho e com uma cor bem clara e em janeiro ela vem bem pouquinho tbm só que agora em fevereiro ela não desceu só sinto cólica. Obs: eu só tenho relação de camisinha , será que e normal eu já estou grávida novamente..

    ResponderEliminar
  6. Minha dúvida é sou ligada e meu bebê tem 11meses e ainda amamento e minha menstruação veio mas passado e até agora nada . Será q e normal.? Me ajudem

    ResponderEliminar
  7. Minha monstra adiantou 10 dias mês passado, veio dia 1/3.. Sempre vem dia 14 de cada mês, tenho um bebê de 1e1 mês que ainda armamento.. Sintô leves colicas, será que posso estar grávida novamente. Estou com muita dúvida.. Me ajudem.. Ps: minha M ainda não veio esse mês.

    ResponderEliminar
  8. Minha bebê tem 9 meses, minha mestruação veio quando ela tinha 6 meses . Agora nesse mes de junho ela ainda não veio estou 6 dias atrasada, eu e meu esposo tivemos relação sem preservativo e não uso pílulas , mais ele não gozo dentro mais estou preocupado pois nunca atrasou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou na mesma situação. Já obteve informação se é normal ou e gravidez? Vou a ginecologista hj.

      Eliminar
  9. Tenho um bebê de 7 meses, todos os meses veio normal agora esse mês está atrasada eu tive relação com meu marido com camisinha, mais estou muito preocupada, alguém me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha situação é quase igual a sua Sendo que a minha menstruação de agosto desceu mas com pouco fluxo e a de Setembro também com pouco fluxo queria saber se é normal?Ainda amamento minha filha ela tem 1 ano e 7 meses.

      Eliminar
  10. Meu bebê tem 6 meses ,mês passado minha menstruação veio normal ,esse mês atraso e veio só uma borra de café ,e sinto cólica e dor na trompa direita,n usei nenhum método contraceptivo.sera gravidez?

    ResponderEliminar
  11. Minha menstruação veio após 11 meses (em dezembro) dia 26
    Em janeiro dia 23
    E agora fevereiro era pra vir dia 21 (segundo esses apps)

    Mas ainda não veio 7 dias de atraso. Mas só tive relação com camisinha... E o medo de fazer teste de gravidez ��

    ResponderEliminar
  12. Meu bebê está com 6 meses. Ate poucos dias ele amamentava exclusivamente em mim. Minha menstruação veio e ficou uns 40 dias direto.E nos últimos dias menstruada, tive uma relação desprotegida, mas meu parceiro nao ejaculou dentro. Agora já faz um mês dessa relação é a menstruação ainda não veio e sinto cólicas.Fiz o teste de farmácia e deu negativo. Será que estou grávida novamente?

    ResponderEliminar