Porque é que o meu Ciclo Menstrual é Irregular?

Respondendo às questões das Confreiras:
Sou muito irregular, o que será que altera o meu Ciclo Menstrual?
Abraço Mariana
____________________

Cada uma de nós é diferente. O teu corpo (tu) é único. A tua composição celular e a tua espiral de ADN não é igual a minha, nem a da tua melhor amiga. Isto parece óbvio, mas esquecemo-nos com muita facilidade desta obviedade quando tentamos conhecer o nosso corpo e temos a tendência automática de nos agarramos a padrões científicos e médicos que nos dizem como é habitar um corpo “normal” (estândar). Não é só dizer que cada uma é diferente da outra, temos mesmo que acreditar NÃO HÁ CORPOS NORMAIS. HÁ CORPOS ÚNICOS.
Claro que há pautas que nos ajudam a identificar patologias mas são apenas isso, pautas. Pautas de orientação que oscilam e têm a influência de várias variáveis. A tua menstruação, na verdade todo o teu ciclo menstrual, têm o seu próprio padrão.

Por isso para responder a questão da Mariana não vou falar de um Ciclo Menstrual normal e sim das pautas para orientar o Ciclo Menstrual.

Num Ciclo Menstrual saudável os níveis baixos das hormonas de estrogénio e progesterona activam o hipotálamo e a glândula pituitária, para estimular trabalho dos ovários. Quando o estrogénio se eleva, o que estimula é o folículo para nutrir o óvulo que se esta a desenvolver preparando-se para a ovulação. Quando se produz a ovulação, o folículo continua a produzir progesterona, que faz com que o endométrio cresça e se nutra para receber o ovulo fecundado. Quando isto não acontece, as hormonas descendem novamente, o endométrio se desfaz e o hipotálamo e a hipófise são novamente estimuladas para que produzam hormonas suficientes para iniciar o ciclo seguinte e assim sucessivamente.

E é este baile que as nossas hormonas bailam em cada ciclo, vão descendo e subindo para que possa ocorrer a reprodução. As nossas hormonas têm um trabalho complexo mas são flexíveis com os nossos estilos de vida modernos mas as vezes, não conseguem adaptar-se ao ritmo que lhes queremos impor e podem surgir alterações ou mesmo doenças.

Existem vários factores que podem interferir no baile das nossas hormonas e alterar assim o ritmo do nosso ciclo menstrual: O ambiente contaminado, aumento de peso, peso abaixo da média, exercício extremo, fármacos/drogas, a mudança dos ritmos circadianos da mulher.

A obesidade
A obesidade pode afectar o ciclo menstrual na conversão das hormonas suprarenais em estrogénios. O fluxo constante de estrogénios pode variar os ciclos ováricos subindo e descendo. Isto pode desencadear um sangramento irregular durante longos períodos de tempo, ou pior, um aumento de estimulação da mucosa uterina que pode transformar-se em pré-cancerosos. Peso abaixo do que é saudável para o teu corpo altera igualmente prejudicial para a saúde do teu ciclo menstrual.

Exercício extremo
Realiza exercício extremo, como por exemplo, correr muitos quilómetros ao dia ou participar em treino extremo com muita frequência, diminui os níveis hormonais, especialmente a progesterona alterando o complexo baile das hormonas e fazendo com a ovulação se torne irregular. A menstruação pode torna-se irregular ou haver amenorreia.

Fármacos
Os fármacos podem alterar o ciclo hormonal. Existem medicamentos para a tiróide, por exemplo, os esteróides podem alterar a função hormonal. A pílula contraceptiva tomada por anos consecutivos também podem altera por completo o funcionamento das hormonas do ciclo menstrual podendo causar infertilidade.

Transtornos dos ritmos Circadianos
Hoje no nosso dia-a-dia existem varias actividade e entretenimentos durante a noite, ver tv, espectáculos, jantares de amigos, discotecas…. Inclusive trabalhos nocturnos. Todos estes momentos de ócio como de trabalho alteram os nossos ritmos circadianos. Os ritmos circadianos quer na mulher quer nos homens afectam a actividade das nossas hormonas. No caso do ciclo menstrual temos que ter em conta que o ciclo menstrual segue os meses lunares. Incluído a nossa glândulas pineal, que produz a melatonina para dar pigmento esta relaciona com o ciclo da vida na noite e no dia.


Gostavas de conhecer mais o teu Ciclo Menstrual e perceber qual é o seu ritmo próprio, este é o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário