A menstruação liberta-me


Dias atrás vi na TV o último anúncio da Evax (desculpem lá a publicidade) para publicitar os seus novos pensos com o lema “Liberta-te do período”.

Não vou por em causa a qualidade do produto, isso seria outro tema e outro post, mas sim questionar e evidenciar este tipo de publicidade tendenciosa e com um olhar e entendimento da menstruação ultra patriarcal, assim como do ciclo menstrual. Um olhar que vê este processo natural e vital do nosso corpo como uma doença ou algo que devemos combater, algo do que nos temos de libertar!

Com este lema a Evax torna-nos mulheres guerreiras que se libertam… mas para podermos ser guerreiras, precisamos, logo de antemão. que exista uma guerra, e a Evax, que é tão nossa amiga, faz-nos esse grande favor e cria essa guerra. A guerra contra a menstruação.

Mas amigas confreiras, não se deixem enganar, estar em guerra contra a menstruação é estar em guerra contra nós mesmas e daí contra muitas das pessoas que nos rodeiam.

Esta ideia de mulheres que lutam (ou que investigam como se vê no anúncio) para se libertar da menstruação implica necessariamente viver uma vida “de luta” constante, e é isso que a Evax nos vende através da sua publicidade e dos seus lemas. Convida-nos “a lutar” contra o nosso próprio corpo, contra os seus ritmos e ciclos levando-nos a pensar (e acreditar) que há algo de errado nos seus processos e que por isso nos temos de libertar deles.

Sabem o que é que eu gostava, gostava de um anúncio de pensos higiénicos que não nos colocasse contra nós próprias, um anúncio que não fomentasse a guerra e a luta contra o meu próprio corpo e contra a sua ciclicidade e que por isso não precisa-se de mulheres guerreiras e lutadoras contra a menstruação mas sim de AMANTES. Amantes de nós mesmas em primeiro lugar, porque só desde o amor-próprio, desde o amor incondicional por nós mesmas (ou seja pelo nosso corpo) nasce o amor pelas outras pessoas.

Um anúncio que nos motivasse a dar-nos tempo e espaço durante a menstruaçãoÉ muito importante reencontramo-nos com o nosso ciclo menstrual para nos reconciliarmos com o nosso corpo subjugado, difamado e desonrado durante tantos séculos e libertar-nos dele não ajuda nada! Era isso que eu gostava, que a Evax mostrasse nos seus anúncios mulheres que aceitam e mimam a sua ciclicidade.

Se quiseres ir mais além da teoria e viver plena e conscientemente a tua ciclicidade posso ajudar-te, descobre como aqui! 

Já viste o programa do Ciclo de Oficinas Online "Compreende o teu Ciclo, Vive a tua Lua" 

1 comentário:

  1. Não me parece que devamos levar tudo tão á letra. O que a Evax quis dizer com o "liberta-te" foi simplesmente mostrar que com os pensos deles não temos de nos preocupar com fugas, ou de nos sentirmos desconfortáveis. Não creio, de todo, que quisessem fomentar uma luta contra a menstruação.
    Tudo o que é exagero chateia!

    ResponderEliminar