A minha primeira menstruação.... e a da Johanna

Johanna é muppet de crankytown.ca e neste vídeo conta-nos como foi a sua primeira menstruação, como foi a reacção da sua mãe e como a desagradou... Este vídeo fez-nos pensar que como mães/mulheres adultas por vezes não paramos para pensar no que realmente as nossas filhas/meninas querem e nem sequer perguntamos, assumimos que elas desejam o que nós desejamos. Por vezes o melhor ritual de menarca é perguntar as nossas pequenas como o querem celebrar. O que acham? 

Talvez também vocês se lembrem de alguma reacção de alguma mulher adulta que vos acompanhou durante a vossa primeira menstruação, querem partilhar? 



Honrando a minha Lua… Curo-Entrego-Desperto

Mulheres belas… assim este post torna-se um desafio, porque é importante que as mulheres contem as suas histórias umas as outras…

HONRANDO A NOSSA LUA…
As nossas emoções feitas Palavra vão recolhendo os nossos Relatos da Menarca, belos escritos femininos sobre a nossa 1ª menstruação… a sua sublime conexão com a mãe terra e com o universo convida-nos a honra-lo com actos concretos que nutrem a nossa força de mulher e nos conectam com os valores de amor e sororidade.

Como foi a tua primeira Lua?  

9 comentários:

  1. Eu tinha onze anos e lembro-me que a minha mãe também se emocionou muito... e foi a correr contar ao meu pai e eu detestei. Naquele momento queria que aquele acontecimento fosse apenas meu pelo menos durante algum tempo. Lembro-me de ter ido para a escola e não ter contado a ninguém (naquele dia) já chegava de "espalhar" a noticia.

    Aida

    ResponderEliminar
  2. Acho sim que a primeira menstruação deve ser celebrada! É um acontecimento previsível na vida de qualquer mulher, no entanto é um momento de passagem, simbólico! Uma celebração tornaria mais marcante e especial esse momento.
    Lembro-me de todo os momentos que envolveram a minha primeira menstruação! Não sabia o que era, julgava que podia ter algum problema, mas uns dois dias mais tarde fui esclarecida pela empregada da casa. A minha mãe ignorou, não atribui importância ao momento. Julgo que isso ainda me causou mais constrangimento.

    ResponderEliminar
  3. uauu... este vídeo pôs-me seriamente a pensar que não é assim tão boa ideia celebrar a primeira menstruação das nossas flhas...fez-me ver que apesar de querer educar a minha filha com abertura e empoderamento sobre o nosso corpo e seu funcionamento, como um templo que é ..ela pode não possuir a mesma perspectiva que eu.

    Lou

    ResponderEliminar
  4. A minha intenção é essa mesma, que a minha filha decida por ela. O meu á vontade e a minha celebração dos meus ciclos e do meu sangue já está no inconsciente dela assim como suponho que estaria no inconsciente da menina do relato acima... e mesmo assim ela pode ter a sua perspectiva e uma maneira diferente de o vivenciar.
    É de facto algo muito nosso, muito intimo e cabe a cada menina decidir o que fazer dele. Cabe-nos a nós (mães) respeitar os seus desejos e torna-los realidade.
    Será que a minha menina na altura também vai torcer o nariz às coisas "esquisitas" que a mãe usa para o período?

    Lou

    ResponderEliminar
  5. A minha primeira Lua....

    A minha primeira menstruação veio com 12 anos.. ainda me lembro do dia.. 1 de Maio.. daquilo que me lembro, agi naturalmente.. fui à casa de banho e vi uma mancha escura na cuequinhas.. minha mãe e minha irmã estavam na cozinha e fui ter com elas a contar.. não houve nenhum tipo de "celebração", mas lembro a minha mãe dizer à minha irmã para ela me explicar o que fazer daí em diante.. pois para a minha mãe e gerações anteriores referiam que a mulher estava "doente".. doente?... mas foi uma abordagem muito natural com a ajuda da minha irmã.. e cada mês que passava sentia-me cada vez mais crescida.. a "menina-senhora" entre as amigas que ainda eram "crianças".. :)

    *abraço*
    G.

    ResponderEliminar
  6. A minha primeira Lua...

    Eu recordo-me que a minha primeira menstruação veio aos 14 anos... não me recordo em que altura dos 14 anos, do local ou com quem estava... apenas lembro de me sentir envolvida por um misto de pânico (talvez pela escassa informação dada pela minha irmã) com vergonha (parecia que tinha feito algo de errado) em que os pensos e os panos (à noite) passaram a ser a minha companhia diária naquela semana que me pareceu ser interminável! :) E foi tal a sensação de: "socooooorro!" :) que, após esta semana, não me veio mais...
    Voltou a surgir aos 17 quando comecei a tomar a pílula... e, sem me aperceber, andei anos e anos sem saber realmente o que era a menstruação, o que ela significava, qual a sua força no meu corpo, até que, há uns anos atrás, parei de a tomar. O corpo, que até então andava ao som de um comprimido, teve espaço para respirar e através disso, com o passar do tempo, pude sentir (posso sentir) a força do sangue no meu ventre, o sair quente e visceral do mesmo, o oscilar das minhas emoções que acompanha todo o ciclo menstrual e as quais aprendi a aceitar e a acarinhar!
    Posso dizer, agora, que GOSTO DA MINHA MENSTRUAÇÃO e que conheço o seu poder físico, emocional em mim... mas sinto que há algo que ainda não me é familiar: O que é ser Mulher à luz desta força sagrada e que me (nos) distingue dos homens?!?

    Beijos pa todas!
    A.

    ResponderEliminar
  7. A minha primeira Lua...

    A minha primeira menstruação também foi aos 12 anos tal como a G. e a história curiosamente muito semelhante.
    Também descobri que me estava a tornar mulher numa ida à casa de banho, em casa dos meus pais, num Domingo à noite, lembro-me como se fosse ontem. :)
    Não fiquei assustada pois a minha mãe sempre me falou da menstruação como algo natural, sem peso ou maus sentimentos. Quando vi a manchinha chamei a minha mãe, que me deu um beijo, disse que estava tudo bem e deu-me um pensinho. Quando cheguei à cozinha o meu pai riu-se para mim, fez-me uma festa e carinhosamente disse "era só o que faltava!"
    No dia seguinte falei com as minhas duas melhores amigas, uma já tinha o periodo, a outra não, trocamos experiências, mas lembro-me que o uso do penso não foi uma experiência agradável... :)

    Ao longo de todos este anos após esse dia memorável, já passei várias fases. Uma onde a minha relação com a minha menstruação não era muito boa pois a via como algo chato que vinha de forma irregular e que me acompanhava muitos dias do mês. Outra onde simplesmente não existia relação entre mim e ela, era algo que me visitava todos os meses escrupulosamente na data marcada pois tomava a pílula (muitas vezes de forma dolorosa) mas que eu ignorava, não prestava grande atenção...
    Desde há uns anos entrei na melhor fase, aprendi a ver a minha menstruação como algo maravilhoso, algo que me diferencia, me faz mulher. Entrei em contacto com os meus ciclos e nunca me senti tão bem comigo mesma. Adoro ser mulher! :)

    E adoro falar sobre esta grande bênção de ser mulher!!

    Beijinhos ;)

    C.G.

    ResponderEliminar
  8. Olá lindas Mulheres :)

    Em segumento das vossas partilhas e da proposta da Linda Aida Suaréz, tomo o bastão da palavra e partilho convosco a minha primeira Lua :)
    Foi num sábado de manhã (lembro-me perfeitamente), um dia luminoso de Primavera, em que eu estava na sala a dançar, ao som de uma musica que não me recordo... bem alto, estava ao rubro:))) e comecei a sentir algo a descer, claro pensei logo a minha menstruação está a chegar. Fui á casa de banho de imediato e quando vi, saltei de felicidade e liguei logo á minha mãe a perguntar onde estavam os pensos.
    Para nós este assunto nunca foi tabu, muito pelo contrário. Lembro-me que a minha mãe falou com toda a naturalidade e não se pode expressar muito na altura porque estava a trabalhar e foi por telefone. Mas depois falamos sobre isso ainda mais e ficou contente pela sua menina :)
    Para mim foi um momento muito importante e feliz :) <3
    Fica a minha breve partilha lindas Deusas.

    Um beijo nos vossos corações <3
    Catarina L.

    ResponderEliminar
  9. Eu tinha 9 anos. Estava no meio da natureza a acampar. Acordei pela manhã e estava cheia de sangue. Fiquei assustada e chamei a minha mãe. Ainda não me tinha informado sobre a menstruação porque achava que ainda era cedo. Então, ajudou-me a lavar e sentou-se comigo a explicar o porquê. Nesse dia senti-me muito envergonhada. Sentia-me tão pequena para já estar menstruada. O meu primeiro penso foi uma descoberta, ter que observar para mudar.
    Lembro-me que no dia seguinte continuei a brincar e a sentir-me bem por estar menstruada, comigo. Porque com os outros sentia vergonha porque à minha volta, as minhas amiguinhas, não eram nem sabiam o que era.
    Abraço

    ResponderEliminar