Exercício e Menstruação

Há uns dias atrás falava com duas amigas, uma ligada ao Pilates e outra a dança e ao Yoga, sobre o exercício físico e a menstruação.

Na verdade a sociedade actual ouvimos os mil benefícios de praticar Yoga, Pilates ou outra modalidade (não sei se é o termo correcto) para o bem estar físico e mental. Mas não nos enganemos a sociedade actual esta estruturada e pensada de forma linear e para o bem estar masculino. O complexo e mágico corpo-processo feminino assim como os seus ciclos são desvalorizados e raramente tidos em conta, com a excepção de que seja para benefícios de terceiros!

Mas a verdade é que o Yoga e o Pilates (entre outras modalidades mas neste post vamos centrar-nos nestas duas concretamente) podem trazer resultados maravilhosos para as mulheres no campo menstrual.

Porque?!!
A prática regular destas disciplinas relaxa a musculatura interna e externa mas para isso devemos adaptar a prática a cada momento do nosso ciclo menstrual, ou seja o nosso ciclo não deve afectar a nossa pratica mas esta deve respeitar a nossa ciclicidade.

Sabemos que o exercício proporciona vários benefícios às mulheres no período que antecede e durante a menstruação.

Por outro lado, estudos relatam que cada fase do ciclo menstrual também pode interferir na disposição e potencial físico, além do psicológico; variando de pessoa para pessoa. Tal fato se deve às alterações hormonais. Por volta do 23º ao 28º dia do ciclo menstrual, a mulher se encontra na fase pré-menstrual, período em que se dá um aumento na taxa de progesterona, podendo reduzir o potencial físico da praticante. Além de diminuir a capacidade de concentração, estar mais propensa a fadiga muscular e irregularidades de humor. Entre o 5º ao 11º dia do ciclo, na fase pós-menstrual, é segregado mais estrogénio e noradrenalina. Por isso, nessa fase, observa-se um melhor desempenho físico. Há relatos de alguns pesquisadores que ao analisar as características contrateis dos músculos esqueléticos nas diferentes fases do ciclo, não encontraram diferenças significativas. Mas, apesar de a fisiologia e especificidade da pratica física serem individuais, a maioria dos estudos tem encontrado uma baixa na performance na fase pré-menstrual, e uma boa melhora do desempenho na pós-menstrual.

Assim, é possível levar em consideração essa hipótese das mudanças hormonais durante o ciclo menstrual ao fazer o plano de treinamento e aplicar de acordo com a resposta e adaptação de cada aluna. Embora a hipótese seja considerada mais por técnicos desportivos, as praticantes de pilates ou yoga também podem se beneficiar com a oscilação hormonal. Para tal, é importante investigar as características do ciclo menstrual, bem como o objectivo e o perfil de cada aluna, para então decidir se tal hipótese seria considerável para a aluna em questão. E então, avaliar a resposta da aluna para a adaptação de variáveis como volume, intensidade, grau de dificuldade, psicológico, metabolismo, etc. De acordo com a análise individual, podemos somar mais uma ferramenta para optimizar os resultados. 

Por exemplo no Yoga as posturas invertidas não devem ser feitas durante a fase menstrual, uma vez que a mulher nesses dias experimenta um fluxo de energia predominantemente descendente, e inverter o corpo vai contra esse fluxo natural.

O Pilates e o Yoga ajudam a aliviar a tensão pélvica pelo que ambas práticas podem ajudar a reduzir desconfortos antes, durante ou depois da fase menstrual. Ambas praticas ampliam a nossa consciência corporal o que melhora a nossa relação com a menstruação e com o nosso corpo em geral. Se a estas práticas juntarmos uma alimentação cuidada e saudável os benefícios podem ser ainda maiores.  


Deixo-vos uma sugestão de leitura para investigar sobre a prática de Yoga e a Menstruação. 


Sem comentários:

Enviar um comentário