Ajudem-me a responder a um email

Recebi um email com a seguinte pregunta:
“A serio que acha que temos de falar sobre a menstruação?  Ou é mais uma moda? ” 

Depois de pensar um pouco concluí que não devo ser eu a responder a este email e sim todas as mulheres (somos todas somos uma) por isso reformulo a questão para responder ao remetente de mencionado email:

Acham que se deve falar da menstruação? Se a vossa resposta é não, expliquem porque se for sim expliquem como.


Grata pela vossa participação. 

9 comentários:

  1. Sim, claro que é importanto falar sobre a menstruação de uma forma amorosa, sagrada. A menstruação é o processo que ocorre na mulher e é um importante processo de purificação na mulher. É fabuloso nós termos um a menstruação que nos permite transmutar, rejuvenescer... É sangue puro e belo. Clarisse

    ResponderEliminar
  2. Para quê alimentar o tabu? Deve sim falar-se do assunto, por fazer parte da (nossa) Natureza. Falar para gostar e admirarmos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, na minha opinião julgo que falar sobre a menstruação não é moda, é um assunto intemporal que diz respeito a todas nós mulheres. Só beneficiamos em conhecer os nossos ciclos e falar sobre este assunto de forma aberta. No meu caso, depois de ter pesquisado e falado sobre a menstruação mais abertamente com outras mulheres deu-me uma visão diferente daquela que a sociedade e a família me deram.O útero é muito sábio. Um bem haja :)

    ResponderEliminar
  4. É como descobrir a cura para o cancro e ainda assim continuar a viver sem cura possível! Todo o tabu foi construído à volta do sistema patriarcal em que mergulhamos durante muitos anos. Aconselho a ler um texto aqui do blog http://confrariavermelha.blogspot.pt/2013/07/se-os-homens-menstruassem.html que retrata muito bem esta realidade. De certo que se fossem os homens a menstruar o tema menstruação não era tabu como para nós mulheres.
    Se realmente é menstruar é natural, mensal e tão interligado à essência da mulher, porque não falar? Porque não retirar daí todos os benefícios que podemos ter? É como comer, beber, trabalhar, amar, tomar banho... Alguém tem vergonha ou deixa de falar destes assuntos?

    ResponderEliminar
  5. Compreendo quando a pessoa em questão refere o termo "moda", pois hoje verifica-se um boom em relação à atenção dada ao universo feminino. Apesar disso, o que num primeiro olhar parece ser moda, julgo que não o é, pois os tempos "exigem" a abordagem séria desses temas, é algo que faz parte do processo de maturação interna, de transmutação individual; e tudo se inicia pelo conhecimento.
    As "modas" hoje não surgem de forma frívola! Há sempre propósitos mais elevados, como me parece ser o caso!

    ResponderEliminar
  6. Se alguém acha o assunto "moda" é porque o assunto deixa de ser tabu e começa a ser naturalmente encarado com uma processo natural como o respirar e todas as outras formas que o corpo tem em se manter vivo.. Faz confusão a algumas pessoas falar sobre a menstruação, mas a mim faz muita confusão ter esse receio de o abordar.. Só me questiono, porquê? Acho que ainda não tive uma resposta válida e coerente..

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que se deve falar de tudo, porque não? Eu ainda tenho tantas dúvidas. Compreender o nosso corpo e o seu processo, é muito importante para que, por vezes, percamos receios. Agora também não devemos fazer disso bandeira, é o que é. :)

    ResponderEliminar
  8. Sem querer fazer qualquer tipo de juízo de valor, deve perguntar-se porque não quer ouvir falar sobre o tema. Ninguém tem de fazer coisa alguma, que não faça sentido para si. Mas seria com certeza "bom" questionar-se sobre por que é que isso a incomoda, porque resiste a isso.Que tal perguntar-se "Por que não?" e dar uma hipótese a si mesma de se conhecer e de se surpreender? Mafalda Machado

    ResponderEliminar
  9. Se não falarmos do "assunto" continuaremos a alimentar a ideia de que não é algo natural... mas sim algo "sujo" que queremos continuar a negar e/ou esconder. Sou grata por ser menstruada, e sou grata por partilhar esta vivência em comunhão comigo.É um ciclo que faz parte de mim como a lua faz parte do céu em suas diversas fases.
    Tive o privilégio de estar presente na primeira menstruação da minha filha, e foi um momento pessoal e especial... um momento de partilha mãe e filha. falamos sobre o assunto e foi muito tranquilo para ela. Foi algo, que eu não pude partilhar com a minha mãe, porque na época as mães não falavam com as filhas sobre estes "assuntos", o que fez com que eu crescesse e visse a minha menstruação como algo "sujo", que deveria de esconder...Hoje brindo sua chegada e sou grata por ela
    E, como mãe, tive a honra de partilhar e vivenciar a primeira lua da minha filha, como um momento muito especial e unico, o qual não pude partilhar com a minha mãe que por

    ResponderEliminar