Menstruação atrasada? Calma! Pode não ser gravidez ...

   

O atraso da menstruação é um tema comum entre amigas. Estou certa que já todas vocês, o tiveram com uma amiga próxima ou até com vocês mesmas: “A menstruação já me devia ter descido… porque será que esta atrasada… sei que não estou grávida por isso já tinha de me ter descido…”

No passado dia 6 de Janeiro foi encontro das Capuchinhas Magas e falamos de muitas coisas, entre elas, o atraso ou a ausência da menstruação durante um período de tempo…



Cada uma de nós, comentava que já tinha tido atrasos, que a menstruação se tinha ausentado por x tempo, que tinha isto e aquilo e depois de cada uma contar a sua própria história não foi difícil olharmos umas nos olhos das outras e dizer quase em uníssono:

“Quando a menstruação não chega… é o corpo que esta falar connosco.”

E é mesmo isso, existem várias causas que podem atrasar ou inibir a nossa menstruação por um período de tempo e que não é propriamente uma gravidez.

Depois do nosso encontro fiquei com vontade de fazer uma lista dos motivos mais comum para o atraso ou suspensão da menstruação mais comum e partilha-la convosco e cá estou eu.

Mas antes, queria salientar apenas que do ponto de vista médico, 15 dias de atraso menstrual é o ponto limite do que é considerado um atraso "normal" e um " atraso não normal", é a partir de 15 dias sem a menstruação descer, se assim for é hora de fazer exame de gravidez, e caso já se tenha feito é hora de repetir o exame e o que mais se precisar, dependendo da avaliação do seu/sua médico/a ginecologista ou outr@ terapeuta que vos acompanhe.

Menstruação atrasada: causas além da gravidez

#1 Stresse
Já sei que o stresse tem as costas largas, por tudo e por nada lhe deitamos a culpa, mas a verdade é que ele é um inimigo grande do nosso ciclo menstrual/hormonal. Existem vários estudos que mostram como ele influência o nosso ciclo e que evidenciam que é a causa de alterações nos Ciclos Menstruais assim como em situações de infertilidade. Prometo em breve escrever um post sobre o nosso ciclo menstrual e o stresse com dicas e alimentação para que a relação entre ambos seja positiva J

#2 Excesso de peso
Sobrepeso e obesidade podem ser a origem de alterações nos valores de estrogénios, possivelmente mais altos que a média. O aumento dos níveis de estrogénios pode fazer com que o revestimento do endométrio se torne mais grosso e provoque uma suspensão da libertação do óvulo por parte dos ovários, razão pela qual as mulheres com sobrepeso tende a experimentar períodos densos, erráticos e prolongados.
Para além disso, a produção excessiva de estrogénios a longo prazo pode aumenta o risco de desenvolver cancro no endométrio. Perante a dúvida visite uma médica/um médico.  

#3 Peso corporal baixo
O outro lado da moeda é o baixo peso. Quando o corpo tem um peso inferior ao desejado (altura, idade…), não consegue produzir os valores de estrogénios suficientes para formar o revestimento do endométrio que depois produzirá o sangrado da fase menstrual, ou seja, a menstruação. Por isso podemos observar que algumas mulheres que perdem muito peso podem experimentar menstruações ligeiras, erráticas e inclusive a ausência da menstruação.

#4 Pesticidas
Várias notícias nos alertam dos perigos vários dos pesticidas presentes em vários alimentos, carnes, frutas e legumes. As investigações mais recentes afirmam que os pesticidas na verdade podem imitar as nossas hormonas e assim interferir e competir com a nossa produção hormonal o que provoca alterações do nosso sistema endócrino.

#5 Envelhecimento natural
A menopausa é uma fase do desenvolvimento da mulher que se assinala com o fim do Ciclo Menstrual. Mas a passagem da fase fértil para a fase da menopausa é progressiva, ou seja, conforme vai diminuindo a produção hormonal de estrogénios o nosso ciclo vai mudando também e nesta fase de transição a menstruação pode ser mais frequente (ciclos mais curtos) ou infrequente, assim como percebemos outros sinais do corpo que nos avisam que estamos a entrar em outro período da nossa vida.  

#6 Excesso de exercício
É provável que já tenham lido sobre bailarinas ou atletas profissionais que não menstruam, devido a uma doença chamada amenorreia e que afecta também a densidade óssea.
A prática de exercício severo e de um peso baixo pode interromper a produção de hormonas sexuais, provocar alterações no ciclo menstrual  e/ou amenorreia.
Se não menstruas lê o seguinte artigo»» O que fazer em caso de amenorreia?

#7 Falta de sono
As mulheres que têm horários de trabalho irregulares ou mudam de turnos constantemente têm uma probabilidade maior de sofrer alterações de sono/falta de sono o que pode provocar ciclos irregulares. Existem estudos (mas se observarmos o nosso corpo e aprendermos a sua linguagem não precisamos de estudos para nada) sobre o sono que mostram a relação entre o relógio biológico do corpo, as hormonas sexuais e os níveis de melatonina, os quais afectam a ovulação e a menstruação (também fica prometido um artigo para falar sobre este tema fundamental para a nossa saúde cíclica.).

#8 Medicamentos
Quando se sofre de uma doença auto-imune (como pode ser o lúpus) ou alguma infecção da glândula da tiróide, pode-se notar mudanças no ciclo menstrual por causa da medicação. Certos medicamentos afectam os níveis hormonais, por exemplo os antipsicóticos ou os esteróides, estes medicamentos podem provocar desequilíbrios das hormonas sexuais o que pode altear o ciclo e o seu ritmo habitual.

#9 Interrupção da pílula anticoncepcional
Quando se toma a pilula de forma correta a menstruação ocorre de forma bem regular. Porém, se depois de alguns anos de uso da pílula se resolve suspender a toma, é possível que o ciclo natural demore algum tempo para se normalizar e encontrar o seu novo ritmo.
Há mulheres que entram em amenorreia e ficam meses sem ovular após a interrupção da pílula. A menstruação irá retornar, basta ter paciência que o ciclo ovulatório irá se reorganizar naturalmente dentro de 3 a 6 meses mas podemos ajudar o nosso corpo a reencontrar-se com o seu ritmo através da fitoterapia, da homeopatia, da alimentação… Todavia, é bom ressaltar que toda mulher com mais de 3 meses de ausência de menstruação deve procurar orientação do/da seu/sua ginecologista ou outro/a terapeuta.
NOTA: A amenorreia pós-anticoncepcional pode ocorrer em todas as formas de administração, seja implante, injeção ou comprimidos

#10 Amamentação
Se acabaram de ter um filho e estão a amamentando, não esperem pela vossa menstruação no próximo mês. A amamentação, na verdade, não provoca atraso menstrual, mas sim uma amenorreia transitória por inibição da ovulação, causada pelas hormonas responsáveis pela produção de leite materno. Em geral, a menstruação retorna assim que o processo de desmame se inicia.

#11 Ovários poliquísticos
Mulheres com SOP (síndrome dos ovários poliquísticos) apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgénios (hormônios masculinos) em excesso. Atrasos menstruais e ausência completa de menstruação em um determinado mês são muito comuns nestas mulheres. Mulheres com SOP frequentemente apresentam excesso de peso, o que, como já vimos, também colabora para os atrasos menstruais.

#12 Início recente do ciclo menstrual
Se a menarca (primeira menstruação) ocorreu há poucos tempo, é normal que o ciclo seja “irregular” nos primeiros anos. Alterações menstruais podem ocorrer até nos dois primeiros anos de menstruação e ocorrem porque o sistema reprodutor feminino ainda está em fase de amadurecimento. Portanto, atraso menstrual nesta fase é extremamente comum.


Ufa, desceu. 
Mas a cor está esquisita... Saibam o que cada tonalidade significa

E aqui esta a minha lista de situações em que podemos observar atrasos, alterações ou ausência do nosso ciclo menstrual.  Mas não se esqueçam cada mulher é única, o ciclo menstrual de cada uma tem a sua própria personalidade. 

E se chegaram até ao final deste post não se vão embora sem deixar um comentário e contar a vossa experiência cíclica.

Um abraço,

 Image and video hosting by TinyPic

1 comentário:

  1. em Janeiro deste ano, eu deixei de tomar a pílula.. estávamos no mês de Abril e em conversa com amiga eu disse que tinha deixado de tomar nesse mês, mas que ainda não tinha descido.. reacção delas "NÃO?? mas estamos em Abril!!" procurei dizer que cada caso é um caso, que o corpo necessita de tempo para se limpar dos químicos, e não me mostrei minimamente "stressada" com o assunto, pois com muitos dos textos da Aida, eu confiei no meu corpo, pois já tinha sentido por duas vezes um formigueirinho, mas nada... desceu, portanto, no mês seguinte, em Maio.. :)

    ResponderEliminar