Síndrome cultural v. síndrome hormonal

Sangrecita de Caro Ponce de León

Descobri um artigo escrito por Katryn Clancy, professora de antropologia da Universidade de Illinois, que estuda os comportamentos reprodutivos e que explicou a revista Time, um estudo que comprova que “ SPM não depende apenas da psicologia mas também da cultura”. Existem estudos que mostram que as mulheres têm diferentes respostas a menstruação em função ao seu país de origem. Há um estudo telefónico, por exemplo, realizado em 2004 com mulheres de vários países da América Latina e da Europa, que mostra que 80% das mulheres da América Latina em idade reprodutiva apresentam sinais de SPM, uma percentagem muito maior a média europeia, que no máximo chega aos 30%.

Clancy, que defende uma clássica teoria sobre a menstruação, opina que algumas mulheres continuam usando o período para subverter as normas culturais que lhes são impostas por ser mulheres: “Atendendo a certas expectativas culturais de mau comportamento, algumas mulheres decidem aceita-las para poder comportar-se de uma forma que normalmente lhes é inacessível, sendo mandonas e irritáveis”.

Não concordo totalmente com abordagem de Clancy más acho um ponto de vista que pode levantar o debate e a reflexão, deixo-vos aqui o artigo completo:

Sem comentários:

Enviar um comentário