A 1ª Menstruação pode ser um motivo de celebração ou de trauma…


… tudo depende da idade, de se somos das primeiras  ou as últimas a ter a menstruação no grupo de amigas e das circunstâncias em que acontece.


 
Eu tive a minha 1ª menstruação em Maio 1992, na recta final dos meus 10 anos. Lembro-me que as minhas amigas já eram menstruadas (a maioria era + velha do que eu) e que as ouvia falar sobre o assunto e as opiniões sobre a menstruação eram bem variadas. Lembro-me da Patrícia, uma menina que era da minha turma e de quem eu gostava muito, para ela estar menstruada era ter dores horríveis e enxaqueca durante os primeiros dias de sangrado que era muito abundante enquanto para outras não havia nenhum tipo de mal-estar e o sangrado era escasso… lembro-me de estar curiosa e de me perguntar a qual dos grupos eu iria pertencer.

Apesar de todas já serem menstruadas nunca me senti ansiosa por menstruar, eu era pequena e magrizela por isso achava que faltava algum tempo para que a minha vez chegasse. Pensava que antes da primeira menstruação, as minhas mamitas tinham de crescer, tinha de me aparecer pelo púbico e axilar, ou seja, eu aguardava que essas transformações físicas chegassem, pensava que só depois é que chegaria a Menarca. Só depois destas alterações físicas é que o meu corpo estaria preparado para a sua ciclicidade.

Não estava totalmente errada mas naquela altura não sabia que as coisas não são assim tão lineares e que cada uma de nós tem o seu próprio caminho[1].

Como não tinha “sofrido” nenhuma dessas alterações físicas a 1ª menstruação apanhou-me de surpresa pois o meu corpo ainda não tinha mudado de formas, nem tinha dado os primeiros sinais de o fazer. Na verdade houve um sinal físico (que eu não soube reconhecer na altura) uns meses antes da minha 1ª menstruação, tinha tido um fluxo vaginal[2] transparente/branco. Lembro-me perfeitamente de falar com duas amigas sobre esse “estranho” fluxo no balneário da escola após uma aula de educação física no mesmo dia que tive a Menarca. Quando cheguei a casa lá estava a minha 1ª Mancha Vermelha nas minhas cuecas. Apesar da surpresa não fiquei triste mas não queria grandes celebrações nem mudanças na minha vida, estava confusa, pois para mim o meu corpo era de menina e não de uma pré-adolescente! Por isso precisei de tempo, do meu tempo, para ir percepcionando o meu corpo desde a sua recente ciclicidade e enquanto ia integrando a minha ciclicidade fui observando como ele foi mudando nos meses seguintes a Menarca de forma suave e tímida.

O meu corpo ainda tinha muito caminho pela frente para construi a sua ciclicidade e a menstruação era o princípio desse caminho.

Naquela altura não sabia que as mudanças na puberdade começam no cérebro. Durante uns oito anos, desde a primeira infância até ao período da puberdade, os níveis de hormonas chamadas gonadotropina, a luteinizante (LH) e a folículo estimulante (FSH), que estimula os ovários. Mas entre os 10 e os 11 anos os níveis destas hormonas aumentam aos níveis de uma mulher Menopáusica. A elevação dos níveis destas hormonas começa vários meses antes do início do desenvolvimento das mamas, quando o hipotálamo começa a segregar a hormona libertadora de gonadotropinas. Isto por sua vez dá ordem a glândula pituitária que liberte as hormonas luteinizante e folículo estimulante, as que ordenam aos folículos ováricos que começam a produzir e segregar estrógenos e testosterona. É o estrogénio que estimula o desenvolvimento das mamas, o crescimento ósseo e a distribuição da gordura, e a testosterona estimula o impulso sexual e a maior secreção das glândulas sebáceas, que podem causar acne. Contudo a ovulação regular demora algum tempo em estabelecer-se. É comum a menstruação das meninas ser anovulatória e pode ser “irregular”[3] ou muito abundante.

Há muitas formas diferentes de experimentar a puberdade e de receber a Menarca. Algumas meninas passam rapidamente o processo, enquanto outras parecem ficar ancoradas na infância por um maior tempo e de repente amadurecem aos 16 anos.
Assim, com todos as suas voltas e reviravoltas, a puberdade é um processo normal da vida que recordo com muito carinho. 

Queres compreender melhor o teu ciclo Menstrual? E saber potencializar as sua energias?
AQUI

Queres fazer parte da Confraria Vermelha? 
AQUI



[1]  Normalmente todo este processo leva uns 4 anos e meio, apesar de que em algumas meninas é mais rápido que em outras (o espaço de tempo de duração é de entre um ano e meio a seis anos).
[2]  Nos meses anteriores a 1ª menstruação, é comum as meninas terem um fluxo vaginal, que pode ser transparente, branco ou ligeiramente amarelado. Este fluxo deve-se a uma maior secreção vaginal estimulada pelo estrogénio.
[3] Nos primeiros ciclos é perfeitamente normal não termos a menstruação todos os meses. Coloquei a palavra “irregular”, entre aspas e em itálico porque apesar dessa irregularidade púbere não quer dizer que depois nos tornemos regulares, na verdade o conceito regular associado ao ciclo menstrual é uma associação errónea, uma vez que o nosso Ciclo é cíclico e não linear por isso não pode ser regular. Mas falamos disso num outro post, fica combinado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário