"O Refúgio Vermelho", o novo projecto ciclico

“O Refúgio Vermelho” é um conto que conta (desculpem a redundância) a história da nossa Ciclicidade. Nas tuas mãos, vais ter as minhas palavras. Pedacinhos da minha ciclicidade com um único objectivodesejo: partilhar e germinar.  




Talvez já me conheças bem, ou só um bocadinho, ou simplesmente nada mas estou certa que como eu conheces essa sensação de querer transcender, chegar até mais pessoas para que “algo” aconteça. E esse “algo” que eu não posso fazer sozinha. Preciso de ti, de vocês. Vamos ser a mudança que queremos ver no mundo.

Esse “algo” é fruto da relação ente tu/vocês e eu. O que nasce em mim chega até a ti através das tuas pupilas passeiam pelo ecrã do computador (ou tlm, ou tablet). E é também por esse “algo” que me sinto abençoada e pelo qual te quero/vos quero agradecer, obrigada.

Obrigada por me fazeres/fazerem desejar gestar mais este projecto. Tive muitas ideias mas houve uma que desenhou um sorriso no meu rosto, foi pedir a Designer Gráfica/Ilustradora Cândida Campos[2] que colaborara comigo nesta aventura. Mais do que isso, pedi-lhe que fosse a co-Mãe (a outra mãe) deste bebé que agora é teu/vosso também. E assim consegui a chave fundamental para que um livro seja lindo-lindo: que tenha mikis[1].


“O Refúgio Vermelho” é mais do que um conto, é um projecto de Educação Menstrual para que as mulheres se acompanhem umas as outras nos rituais de passagem e na sua ciclicidade e é isso que te proponho com este novo projecto, acompanhar-te a viver o teu corpo com gozo e desinibição. A viver a tua menstruação de forma consciente e prazerosa. E a usares ferramentas para o conhecimento da tua própria ciclicidade através da auto-observação e autoconhecimento.

Mas falemos do conto “O Refúgio Vermelho”, não esperes um romance pomposo, nem um ensaio encorpado. Este livro é um pequeno conto que fala sobre algo grande: A Ciclicidade do Corpo Feminino.
Um conto com uma cadência cíclica em função das 4 Capuchinhas que habitam dentro de cada mulher cíclica, em função das emoções, pensamentos e vivências de cada uma das 4 mulheres que somos.
Um conto com palavras vivas, como a torrente do rio vermelho que nasce em nós.

Como podes/podem ver fizemos um trabalho criativo intenso e profundo mas a Cândida e Eu não queremos ficar pelas palavras e pelas imagens queríamos ir mais além e criar um tote bag para passeares a tua ciclicidade, uma lâmina decorativa para adornares o teu quarto próprio e uma sessão de contos medicinal para que possas/possam estar ainda mais perto das 4 Capuchinhas que habitam em ti/vocês.

Gostas/Gostam da ideias? Nós amamos.

Se concordares em não te conto mais nada e deixo-te com cada uma das coisas que criamos para ti/vocês.




[1] É assim que eu  gosto de chamar aos desenhos e ilustrações bonitas-bonitas :) 
[2] Podes visitar o estúdio da Cândida aqui
Brevemente
Brevemente
Brevemente






Ilustrações para decorar o teu quarto próprio

Sem comentários:

Enviar um comentário