As 4 Capuchinhas e a Criatividade

Quem são as 4 Capuchinhas?

As características de cada fase do Ciclo Menstrual (pré-ovulação, ovulação, pré-menstruação e menstruação) são mais perceptíveis se nos auxiliamos de imagens.

Inspirada pelo conto tradicional “O Capuchinho Vermelho e pelos arquétipos usados por Miranda Gray no livro “Lua Vermelha assim como pelo trabalho desenvolvido por Erika Irusta Rodríguez “Las 4 mujeres que soy” para descrever as diferentes fases do Ciclo Menstrual, escrevi o conto “O refúgio Vermelho”[i] e dei voz, corpo e espaço as 4 Capuchinhas que habitam dentro de mim (de nós) para assim aproximar-nos das diferentes fases pelos quais transitamos durante o Ciclo Menstrual.

As 4 Capuchinhas (a Indomável, a Sedutora, a Feiticeira e a Vermelha) servem-nos de guias para poder identificar as características que modelam cada fase do Ciclo Menstrual, contudo cada mulher tem a sua própria linguagem menstrual, ou seja, cada uma de nós vive o seu Ciclo de uma forma única.

As 4 Capuchinhas apresentam as tendências gerais do nosso corpomente (de nós), características que vão mudando ao longo dos estados hormonais do Ciclo Menstrual por isso as 4 Capuchinhas podem auxiliar as mulheres que desejem explorar cada uma das 4 mulheres (capuchinhas) que habitam dentro delas quando estiverem nas suas fases correspondentes. Hoje vou falar-vos de forma genérica as Características Criativas das 4 Capuchinhas.

Características da energia criativa da Capuchinha Indomável

  • A energia criativa irrompe, explode de muitas maneiras, precipita-se em novos sonhos e projectos.
  • A intuição manifesta-se activamente, manifesta-se em criações, acções e ideias.
  • Aumenta a inspiração, a concentração e a capacidade de análise.




Características criativas da Capuchinha Sedutora


  • A energia criativa é muito forte e expressa-se oniricamente com maior poder, os sonhos são muito vivos com imagens e temas recorrentes.
  • Sentimo-nos parte da natureza e do sagrado e direccionamos esse sentimento para os otrxs.




Características criativas da Capuchinha Feiticeira
  • Explosão da energia criativa e da intuição, deixando de lado o racional e o físico.
  • Se as energias criativas são reprimidas surge a frustração e o desassossego ou se expressão em formas de explosões físicas e emocionais.
  • Não é importante o produto final do acto criativo e sim a sua função libertadora.





Características criativas da Capuchinha Vermelha

  • Sentes desejos de contactar com a natureza, com a tua criatividade e com a tua intuição de uma forma aberta, não estruturada.
  • Reages a estímulos que depois exprimiras em ideias ou simplesmente ignoraras.
  • Nesta fase a energia criativa que é gerada na mente tanto pode gerar uma nova vida como novas ideias ou projectos.
  • As energias criativas que antes eram inspiradoras agora se transformam em visionárias.



Caso sintas vontade de aprofundar cada uma das Capuchinhas ao detalhe convido-te a deitares o olho ao livro “Por Trás da Capa Vermelha” ou se quiseres aprofundar ainda mais e de forma personalizada, ou seja, investigando e explorado o teu próprio corpomente lanço-te o desafio do Programa Individual de Educação Menstrual. 

Para empreenderes as tuas aventuras criativas e levares sempre à mão tudo o que precisas, as minhas 4 Capuchinhas criaram para ti um saco de pano (tote bag) ideal, o saco "Era Uma Vez...". Tens mais detalhes AQUI


Fiquei bem animada para explorar a criatividade das 4 Capuchinhas que habitam em mim, nascem em mim mil ideias e mais um pouco!
E tu? Tens alguma ideia, dica, palpite ou pitaco para me dar? Podes ir escrevendo ali nos comentários! Vamos conversar, pois quanto mais a gente troca palpites, mais a gente aprende! ♥
___________________________________________________
[1] O conto esta publicado no livro “Por Trás da Capa Vernelha

Sem comentários:

Enviar um comentário