Lista #1 | Dicas para evitar ou diminuir a dor menstrual

Respondendo as questões das Confreiras…

«Tenho 22 anos e sinto dores pélvicas fortes no dia anterior ao período. Como poderei ...»
«Tenho 17 anos e, no primeiro dia do período, sinto dores fortes que me impedem de prat...»
 
Conselhos para evitar ou diminuir a dor menstrual

As dores menstruais (dismenorreia) têm uma significativa incidência nas mulheres adolescentes. A dor menstrual é um cólico que ocorre quando o nosso corpo-mente segrega determinado cocktail de hormonas que iniciam contracções uterinas com a finalidade de expulsar o endométrio. As manifestações físicas mais comuns descritas pelas mulheres são: dores de mamas, inflamação e irritabilidade na zona abdominal e dor de cabeça.

Contudo temos de salientar que nem todas as mulheres apresentam estas manifestações e quando assim é não é na mesma intensidade. A dismenorreia pode ser definida como a dor abdominal e/ou pélvica intensa que surge antes da menstruação ou coincidindo com a mesma. Estima-se há um número significativo de mulheres sofrem desta perturbação e que uma percentagem mais pequena dos casos apresentam dor com maior intensidade, designada por dismenorreia grave. Há que considerá-la uma perturbação de alguma relevância, já que constitui uma causa importante de incapacitação laboral/social, de automedicação e de consulta. Na presença de infecções, miomas ou tumores estes sintomas também de agravam. As causas destas manifestações físicas têm uma origem biopsicossocial mas falaremos delas num outro momento ou se quiseres começar já a investigar e a reflectir nas causas podes começar pelo artigo “Há prazeres que só as mulheres conhecem”.

O tratamento específico para a dismenorreia variará em função de uma série de factores, tais como a idade, o estado de saúde, os antecedentes, a intensidade da dor, a tolerância a medicamentos e se a dismenorreia é primária ou secundária. Se existir uma patologia ginecológica, esta deve ser diagnosticada e tratada. Se a dismenorreia for primária em função das preferências, podes optar por alterações higiénico-dietéticas, exercício físico, analgésicos e/ou tratamento hormonal, medicinas alternativas, entre outros.

Eu particularmente gosto de começar pelas alterações higiénico-dietéticas e o exercício físico por isso cá vai a minha lista de dicas:

Lista #1  | Dicas para evitar ou diminuir a dor menstrual

1 - Descansar
Durante a menstruação, é natural sentirmo-nos cansadas e sem ânimo quando tentamos manter o mesmo ritmo que na fase folicular do ciclo. A recomendação é diminuir o ritmo, relaxar e descansar. Procura a tua própria forma de descansar e desconectar. Eu gosto de relaxar e descansar na companhia de um chocolate quente com canela e na hora de dormir procuro deitar-me com a barriga para baixo, apoiada num travesseiro, comprimindo-a. A mim ajuda-me a ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual.
NOTA | Se te apetecer explorar connosco esta coisa do descanso e encontrar formas, estratégias de descanso podes juntar-te a nós no Ciclo Compreendo o MEU Ciclo, Vivo a MINHA Lua” especialmente na oficina #1 e #2

2 - Fazer exercício físico
Apostar em actividades como alongamentos, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. Feitos de forma regular e moderada, o exercício liberta endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor. O exercício sabe-me bem todos os dias do ciclo menstrual com a excepção dos 2/3 primeiros dias da menstruação onde a pausa de movimento se torna fundamental. Marcar o nosso próprio ritmo de exercício é fundamental.

3 - Abusar dos alimentos certos
O corpo humano é uma fábrica, onde os químicos regem todo o seu funcionamento. Qualquer desequilíbrio, de excesso ou carência de químicos, produz efeitos negativos. Existem por isso certas atitudes alimentares que podem fazer com que se sofra menos, inclusive, que se tenha menos dores menstruais. Tenta evitar o sal e os doces e opta por ingerir mais vegetais, frutas, peixe e carnes brancas. Faz um maior número de refeições mais leves, em vez de menos refeições mais pesadas.
Reforça o teu corpo com cálcio, magnésio e potássio: Os minerais, como o cálcio, magnésio e potássio, têm um papel fundamental no alívio das dores menstruais. Estudos mostram que as mulheres que tomam suplementos de cálcio têm menos dores menstruais que aquelas que não os tomam. O magnésio tem a sua importância na medida em que ajuda o corpo a absorver o cálcio mais facilmente. Vamos procurar alimentos que nos ajudem a aumentar o reforço destes minerais, durante o período menstrual.
Na minha lista de alimentos também tenho os que me servem como relaxantes musculares e anti-inflamatórios naturais: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum…
Mas o mais importante é que descubras os teus próprios alimentos certos, que vás experimentando e observando a reacção do teu corpo-mente a cada um deles e percebendo qual é o alimento adequado para ti em cada momento. Fica atenta as tuas necessidades.

4 - Esqueça os alimentos gordurosos
Evita comer fritos ou alimentos ricos em gorduras, pois aumentam a produção das hormonas que causam a contracção ‘descontrolada’ no útero. Evita alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo, café, chá preto e refrigerante assim como álcool. Se costumas reter água durante o período, beber bebidas alcoólicas só irá agravar a situação. Contudo se tendes a reter líquidos, especialmente nesta fase do ciclo menstrual não tomes diuréticos. Ao contrário do que se pensam, tomar diuréticos não acalmam as dores durante o período, muito pelo contrário, já que estes fazem com que minerais importantes sejam eliminados do organismo. É muito mais importante reduzir o sal e o álcool, e substâncias que fazem com que a água do organismo fique retida.

5 - Foge do stresse
Situações estressantes podem deixar-te mais irritada e sem paciência aumentando a intensidade da dor. Por isso, procura ficar relaxada e evitar situações que podem causar estresse. Podemos descer 1 dia ou 2 da roda gigante quando voltarmos vai tudo estar na mesma! ;)

6 – As infusões podem ser as nossas aliadas
Beber chá de canela, por exemplo. A canela age como analgésico amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva-cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar entre muitos outros.

7 – Usa a botija de água quente
A botija de água quente pode ser uma forte aliada. O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contracções do útero. Também podes optar pelas almofadas de sementes ;)

8 - Apostar numa massagem
Movimentos suaves no abdómen e nos pés podem amenizar a cólica. Aliviar a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.

9 – Fazer amor
Praticar sexo, com orgasmo, alivia as dores. Os movimentos dos músculos afastam o sangue dos órgãos com dor, aliviando as dores. Se tens algumas dúvidas sobre o sexo durante a fase menstrual animo-te a ler o seguinte artigo “Sexo durante a menstruação sim e não

10 - Um banho mineral
Encher a banheira de água quente e juntar duas ou três mãos de sal marinho + fermento em pó ou podes optar pelos Sais Medicinais Fios da Lua. Depois é só relaxar neste banho durante cerca de vinte minutos, enquanto relaxamos e descontraímos os músculos, aliviando as dores do período.


Aqui esta a minha lista mas podes continua-la tu, o que acrescentarias?
Qual é a tua dica?

Usa os comentários aqui em baixo para acrescentar a tua dica.

2 comentários: