Autoconhecimento e Autocuidado Extremo

A palavra “extremo” pode causar-te intriga e até captar a tua atenção. Quando a pensei e depois a escrevi senti-me entusiasmada com a ideia mas também nervosa… é uma palavra forte! Mas senti que expressava exactamente aquilo que me propus propor-te nesta 2ª temporada da Confraria Vermelha.

Nesta temporada 2014/2015 espera-nos o Autoconhecimento e Autocuidado Extremo mas… o que significa isto de Autoconhecimento e Autocuidado Extremo?

Significa cuidar de nós mesmas de uma forma completamente diferente. Vamos ser radicais para melhorar a nossa vida e pôr em prática hábitos diários que nos permitam ter e manter um novo estilo de vida. Aquele que queremos para a nossa própria vida[i].

Esta temporada é para mulheres aventureiras pois esta cheia de desafios:

Vamos marcar tempo para nós (na agenda e escrito a caneta) todos os dias;
Vamos rodear-nos de pessoas autoconscientes e interessadas em relações reciprocas;  
Vamos dar passos ousados, tais como eliminar de vez a tralha da nossa vida.

Para o Autoconhecimento e Autocuidado Extremo é essencial fazer do prazer uma prioridade: PRAZER VERDADEIRO não apenas um massagem de vez em quando ou férias uma vez por ano. Vamos desenvolver hábitos diários que nos façam sentir felizes e realizadas: comprar flores para a mesa de trabalho; beber o meu chá favorito ao fim da tarde, ouvir a minha música favorita logo de manhã…

Podem parecer objectivos/desafios impossíveis e nada fáceis de conseguir e isto do Autoconhecimento e Autocuidado Extremo pode estar a parecer-te um absurdo mas acredita é essencial, caso queiras ter uma vida que espelhe os teus desejos, necessidades e valores mais profundos.

Esta ideia de Autoconhecimento e Autocuidado Extremo pode parecer-te arrogante, egoísta e típica de pessoas que pensam que têm o direito a tudo e +algumacoisa… mas na verdade a prática do Autoconhecimento e Autocuidado Extremo obriga-nos a fazer escolhas e a tomar decisões que respeitem e reflectiam a verdadeira natureza da nossa alma.

A arte do Autocuidado Extremo requere autoconhecimento, paciência, empenho e prática mas acima de tudo uma disponibilidade para enfrentar todos os sentimentos mesmo os mais desconfortáveis.

Vamos enfrentar a culpa (por…);
Vamos enfrentar o medo (de ser…);
Vamos enfrentar a ansiedade (que…).

O Autoconhecimento e Autocuidado Extremo são um processo orgânico e evolutivo é uma arte e não uma ciência.

Para colocar em prática este processo de Autoconhecimento e Autocuidado Extremo preparei para ti:

Um conjunto de posts (que irei partilhando semanalmente) sobre as emoções e a nossa ciclicidade: “Eu e as minha emoções cíclicas

Artigos sobre alimentação: Eu e a Comida  onde juntas reflectiremos sobre a nossa relação com a comida e as nossas necessidades alimentares cilícicas, e exploraremos esta relação através de exercícios criativos e da técnica mindfulness (atenção plena). Também poderemos alargar as reflecções e explorações propostas nestes artigos através das Oficinas Mulheres, Comidas e Cuidados (as oficinas #2 e #3 estarão disponíveis em Outubro e Novembro fica atenta).


  • Oficina #1 Mulheres, Comida e Cuidados – Uma primeira reflexão sobre a comida
  • Oficina #2 Mulheres, Comida e Cuidados  - Alimentação e o Ciclo Menstrual  | Outubro 2014
  • Oficina #3 Mulheres, Comida e Cuidados – Mindfulness como forma de vida | Novembro 2014

Ciclo de Oficinas Online “Compreende o Teu Ciclo, Vive a Tua Lua” muitos problemas da saúde ginecológica e emocional complicam-se por não serem detectados a tempo. O facto de ignorarmos por longos períodos de tempo estes problemas não é porque o nosso corpo não imita sinais mas sim porque não sabemos distingui-los. Observar o nosso sangue menstrual, conhecer o seu aspecto, quantidade e consistência é empreender uma viagem em direcção ao Autoconhecimento do nosso corpo, perceber a dança das nossas hormonas levam-nos a criar o nosso próprio programa de Autocuidado Extremo.

Programa Online, Individual e Personalizado de Autoconhecimento e Autocuidado Extremo, cada vez mais mulheres estamos a reconectarmo-nos com a experiência cíclica do corpo feminino e da vida e descobrindo nesta ciclicidade uma fonte de poder e de sabedoria profunda. Por isso criei desde o meu útero-coração este programa para juntas começar ou continuar a desprendermo-nos da carga negativa que durante milhares de anos se tem associado ao nosso corpo e aos nossos processos naturais: a menstruação, as mudanças hormonais, a sexualidade, o parto e a menopausa… um conjunto de sessões para soltar sentimentos de inferioridade e de rejeição do feminino que muitas de nós temos, conscientemente ou não, interiorizado. E acima de tudo (re)aprender a linguagem do nosso corpo cíclico que é simplesmente a nossa própria linguagem, individual e única.
Um programa de 9 sessões que pretendem guiar-nos por um caminho de reconciliação com o facto de ser mulher e de aceitar a nossa natureza cíclica, ajudando-nos a recuperar a nossa autoridade, intuição e felicidade. 9 sessões, como 9 são os meses de gestação de uma vida… 9 sessões para gestar juntas essa MULHER que somos e renascer de nós mesmas mais fortes, completas e intuitivas. Para receberes +informação sobre este Programa Personalizado escreve para jardineriahumana@gmail.com

Conhecer-te de verdade é viver numa constante viagem de Autoconhecimento e Autocuidado Extremo, e é isso que te proponho nesta 2ª temporada da Confraria Vermelha. Dito isto, agora, é a tua vez: há espaço aberto nos comentários para que comentes o que quiseres, sobre a tua relação contigo mesma. Sobre se tens desejos para esta nova temporada, sobre como cuidas de ti e te ajudas… o que quiseres dizer, os comentários são o teu espaço e podes usa-lo como sentires, espero por ti!  




[i] Cada uma de nós deseja a sua própria vida que é única e individual. 

Sem comentários:

Enviar um comentário