As emoções da minha ciclicidade: O que sentes neste preciso momento?

A Capuchinha Indomável (fase pré-ovulatória) e a Capuchinha Sedutora (fase ovulatória) são como a alegria, certamente, as fases e a emoção mais desejadas pela maioria das mulheres.

Para perceberem esta comparação que estabeleço entre estas duas fases do Ciclo Menstrual e a Alegria deixem-me esclarecer algo: Temos que entender a alegria como uma emoção que se move numa escala que vai desde o ponto zero ou neutral, que seria a calma (a energia esta tranquila sem agitação) até a euforia o máximo grau da alegria (a energia é muito intensa e quere explodir). E pelo meio podemos sentir diferentes graus de alegria com maior o menor intensidade e diversas formas de manifestação.

Quando te sentires alegre explora a tua emoção e regista o que experenciasTE no teu Diário Vermelho
A Capuchinha Indomável (fase pré-ovulatória) expressa as suas emoções de uma forma activa podendo chegar ao máximo grau de expressão da sua alegria: Alegria Eufórica. Enquanto a Capuchinha Sedutora (fase ovulatória) expressa as suas emoções de forma mais passiva, nesta fase podemos sentir algo parecido a alegria mas sem a agitação, vigor e inclinação para acção que caracterizam esta emoção e esta metade do nosso Ciclo Menstrual por isso gosto de dizer que a minha Capuchinha Sedutora expressa uma Alegria Calma.

A palavra alegria vem do latim Alicer ou Alicris, que significa vivo e animado, pois quando experimentamos esta emoção sentimo-nos num estado interno cheio de vigor, agitação e energia. Sentimo-nos com vida, com vontade de fazer coisas, de nos mover e empreender alguma acção. Tal e qual como acontece na fase pré-ovulatória e ovulatória, fases nas quais o Estrógeno (pré-ovulatória) e progesterona (ovulação) nos fazem sentir felizes e vibrantes.

A função desta emoção nesta metade do Ciclo Menstrual
 O estrógeno da pré-ovulação e a progesterona na fase da ovulação predispõe-nos a fazer coisas, a relacionarmo-nos e a partilhar, a tomar a iniciativa, a uma acção construtiva. Ou seja a Capuchinha Indomável convida-nos com o seu dinamismo, a sua criatividade, a sua força e a sua segurança a renovar o nosso mundo… e a Capuchinha Sedutora convida-nos, com a sua abertura e confiança a ouvir o nosso corpo.  

A energia da Indomável e da Sedutora
A alegria destas duas Capuchinhas é fresca e luminosa, podemos senti-la com todas as partes do nosso corpo, especialmente na barriga e nas zonas superiores, como os pulmões e a cara… Ao ser uma emoção algo agitada, podemos sentir como o movimento da energia se expande para a frente como se quisesse sair da nossa pele. Ou então, como se subisse num efeito efervescente. Para mim é uma energia de descolagem, de tendência extrovertida que me convida a mover-me, a agir, a expressar e partilhar.

A sua expressão
A forma como eu detecto esta alegria luminosa da Capuchinha Indomável e da Capuchinha Sedutora é através do meu sorriso. O meu sorriso é visível e reconhecível nesta metade do Ciclo Menstrual mas cada mulher pode expressar e detectar esta energia de um modo diferente. A minha Capuchinha Indomável, por exemplo, tem um sorriso luminoso solar, ou seja, a sua Alegria pode mais facilmente chegar até a sua expressão máxima (euforia) as minhas bochechas levantam-se, os olhos ficam “achinesados” e o ritmo cardíaco acelera e sinto um estado anímico e de excitação que pode ir de muito leve a muito intenso dependendo da situação.

Durante esta metade do Ciclo Menstrual (desde o 7º dia ao 20º dia[i] ) os meus graus de alegria vão se movendo numa escala que vai desde o ponto zero ou neutral, que seria a calma (a energia esta tranquila sem agitação) até a euforia o máximo grau da alegria (a energia é muito intensa e quer explodir). E pelo meio posso sentir diferentes graus de alegria com maior ou menor intensidade.

A Capuchinha Indomável (pré-ovulação) é alegre e jovial. É positiva e cheia de amor-próprio, na sua presença sinto-me alegre, comunicativa, radiante e renovada inclusive posso viver momentos de euforia contudo esta energia extrovertida que experimento nesta fase (pré-ovulatória) não me permite atender xs outrxs na totalidade pois também estou centrada em mim mesmas e nas minhas próprias emoções. Mas, enquanto vou caminhando por esta metade do Ciclo Menstrual e me vou aproximando do ponto médio do Ciclo (a ovulação), a Capuchinha Indomável vai cedendo espaço a Capuchinha Sedutora que me presenteia com um estado de alegria mais sossegado e tranquilo, desde o qual posso ouvir e aproximar-me das outras pessoas de uma forma mais real e verdadeira.

É por isso que é importante aprender a reconhecer e a gerir as nossas emoções e entender a forma como se manifestam ao longo do nosso Ciclo Menstrual para perceber o que sentimos, como, porquê e em que grau o sentimos… assim como ver como nos afecta a nós mesmas e ao nosso entorno essa mesma emoção. Se te apetecer explorar as emoções da tua ciclicidade e explorar a linguagem do teu sangue menstrual e do teu corpo cíclico espero por ti no “Ciclo Compreende o Teu Ciclo, Vive a Tua Lua” AQUI 
                                         

Quando te sentires alegre tenta identificar onde sentes a emoção, em que parte do teu corpo a sentes e como se expressa, depois aponta tudo o que percepcionaste no teu Diário Vermelho

Desafio-TE a observares como se manifesta em ti a Alegria. 


Possíveis MANIFESTAÇÕES da Alegria Cíclica: 
Entre parêntesis coloquei em que fase do ciclo sinto mais cada manifestação de alegria descobre tu as tuas. 
  • Amor, ternura (ovulação)
  • Curiosidade (pré-ovulação)
  • Entusiasmo, ilusão (pré-ovulação)
  • Sorriso, riso, gargalhada… (pré-ovulação)
  • Desfrute, diversão (pré-ovulação)
  • Felicidade, estado de graça, deleite, prazer (ovulação)
  • Borboletas na barriga (pré-ovulação)
  • Vontade de rir, de pregar partidas, de brincar (pré-ovulação)
  • Vontade de competir (pré-ovulação)
  • Permitir criar vínculos, relações (ovulação)
  • Vontade de comunicar (pré-ovulação e ovulação)
  • Vontade de dançar, de cantar… (pré-ovulação e ovulação)
  • Movimento expansivo (pré-ovulação)
  • Emoção efervescente (pré-ovulação)
  • Ligeireza (pré-ovulação)
  • Erotismo (ovulação)
  • Emoção extrovertida (pré-ovulação)
  • Dispersão (pré-ovulação)
  • Continua tu a lista:







Queres descobrir outras emoções e a sua expressão cíclica? Aqui tens os outros post da “Emoções e Ciclicidade”:
As emoções da minha ciclicidade: Calma Menstrual »»Ler

                                                            



[i]  De forma genérica e aproximada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário