As emoções da minha ciclicidade: Calma Menstrual

 A sensação de calma na Gruta…

Na recta final da minha fase menstrual visitei uma gruta de arte rupestre e foi uma experiência brutal.

Galeria das Vulvas na Gruta Tito Bustillo
Sentir que o meu sangue menstrual restabelece o equilíbrio do meu corpo, que me permite descansar e repor forças. Ali no escuro, sentindo cada parte do meu corpo, colocando a minha consciência na minha vulva, entrando na minha vagina, subindo o meu colo do útero, penetrando no meu útero … entrando nas entranhas da Terra. Esta conexão entre Corpo e Terra proporcionou-me a sensação de coerência interna que regula e ameniza as minhas emoções mergulhando-me num estado sereno e centrado que me ajuda a afrontar o novo ciclo, as mudanças que se apresentam diante dos meus olhos (e que ainda não vejo).

Esta fase menstrual foi lenta, longa (7 dias) e seguiu o ritmo da respiração profunda. O meu sangue menstrual irrompeu em mim trazendo uma sensação de calma, permitindo-me saborear uma sensação ligeira e fluida que me permitiu conectar melhor com aquilo que estava/esta a acontecer dentro e fora de mim. O meu sangue menstrual foi fluído, liquido apenas observei coágulos, a sua cor de vinho tinto tostado… tudo fluía dentro de mim em harmonia proporcionando-me neste ciclo bem-estar corporal e claridade mental, um bem-estar e uma claridade que iam em aumento a cada dia vermelho. A minha atenção estava centrada em mim, no meu corpo… vivenciando o momento presente sem projecções quer sobre o futuro quer sobre o passado… apenas o aqui e o agora e essa sensação de serenidade e quietude.

Ali no ventre da grande mãe o meu corpo expressava-se… fluía… relaxava… sensação de tranquilidade e estabilidade… plenitude. Senti como o meu sangue menstrual descia como me transmitia a sua confiança e serenidade como me ajudava a amenizar e equilibrar as emoções (tão agitadas na fase anterior – pré-menstrual-).

E ali no escuro… no interior da Terra compreendi (+ uma vez) que o sangue menstrual é um fluido corporal regulador de sensações, emoções, pensamentos e acções, é o fluido corporal que nos permite gerar um estado mais equilibrado de SER com o que SOMOS.

O meu sangue/ciclo menstrual ajuda-me a gerir as emoções, a pensar com claridade e a agir com acerto. É o fluido corporal que me ajuda a integrar a conexão ou coerência interna entre o que penso, o que sinto e o que faço. Para esta integração/equilíbrio basta cultivar a calma (essa que senti no interior da gruta) e praticar o descanso[i]… quando descanso, quando me sinto em calma, sinto o alinhamento do eixo cabeçacoraçãocorpo e vivoME numa plena sensação de bem-estar.

Desafio-TE

Possíveis MANIFESTAÇÕES da Calma Menstrual:  
  • Aceitação
  • Confiança
  • Quietude
  • Serenidade, tranquilidade
  • Liberdade
  • Fluidez, conexão
  • Consciência
  • Equilíbrio
  • Harmonia, bem-estar, alivio
  • Autenticidade
  • Prudência
  • Relaxamento
  • Plenitude
  • Ser
  • Maturidade
  • Continua tu a lista:








Se te apetecer explorar as emoções da tua ciclicidade e explorar a linguagem do teu sangue menstrual espero por ti no “Ciclo Compreende o Teu Ciclo, Vive a Tua Lua” AQUI 
                                                            


[i] Não esquecer que cada uma de nós tem a sua própria forma de descansar (dormir, passear, praticar desporto, meditar, ler…) temos que descobri-la e dar-lhe o espaço e o tempo que necessitamos. O descanso é essencial para o nosso equilíbrio cíclico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário