25 de ...Violência obstétrica é violência contra a mulher

Para ti qual é o pior das violências? Eu não tenho dúvidas, é a que se esconde, a que é silenciada. A que a sociedade em geral ignora ou nega de forma sistematicamente. As mulheres sofremos várias violências silenciosas… e entre elas há uma que é normalizada, porque  todxs nós entendemos que não há parto sem dor. Estou a falar da violência obstétrica, aquela que não é reconhecida como a violência de género, porque não é apenas exercida pelos homens contra as mulheres, mas também por mulheres contra as mulheres.

Raramente as pessoas se questionam sobre o que acontece nas salas de parto num momento tão vulnerável das nossas vidas como é o momento de trazer ao mundo os nossos filhos?

Muitas vezes ouço mulheres que sofreram violência obstétrica dizer: -Não tenho o direito de reclamar sobre o tratamento que recebi pois tenho no meu colo um bebé lindo e saudável.
E eu só me pergunto: Como é que nos fizeram acreditar que sem a sua ajuda não conseguiremos salvar as nossas vidas e as dos nossos bebés?

Para as que não estão familiarizadas com este tipo violência de género…

O que é a Violência Obstétrica?
Violência Obstétrica é qualquer ato ou intervenção direccionado à mulher grávida, parturiente ou puérpera, ou ao seu bebé, que tenha sido praticado sem o consentimento explícito e informado da mulher/casal e/ou em desrespeito à sua autonomia, integridade física e mental, aos seus sentimentos, opções e preferências.

Como entender a relação entre violência de género e maternidade?
Segundo a White Ribbon Alliance for Safe Motherhood: “Por a maternidade ser específica às mulheres, as questões de igualdade de género e violência de género também se encontram no cerne dos cuidados maternos. Assim, a noção de maternidade segura deve ser expandida para além da prevenção da morbidade ou mortalidade e incluir o respeito dos direitos humanos básicos das mulheres, incluindo respeito pela autonomia, dignidade, sentimentos, opções e preferências das mulheres.”

Esclarecidos estes dois pontos começam as perguntas:
  1. Quem é que não conhece mulheres com cicatrizes na vagina, no períneo, no abdómen, no útero ou que tenha sofrido gretas dolorosas no peito, porque ninguém as orientou de forma eficaz e humana antes de começar a amamentar o seu bebé?
  2. Quem é que não conhece mulheres que relatam o parto como um pesadelo?
  3. Que mãe não se sentiu culpada com comentários como lamentáveis e equivocados como "o teu leite é ruim" ou "não tens as medidas certas (constituição física) para parir"?
  4. Até quando é que nos vai parecer normal que alguém na sala de parto nos diga "cala-te e puxa" ou “não grites que vais assustar as outras” e nos surpreenda ouvir "esta a correr muito bem e estas a fazê-lo lindamente"?

E faço estas perguntas porque vejo estatísticas que indicam que num ano (2011): 53.3% dos partos são estimulados com oxitocina sintética, 19.4% são partos induzidos; em 41.9% partos eutócicos ocorre episiotomias, 19.5% são partos instrumentais; 87.4% as mulheres parem deitadas em litotomia; a manobra de Kristeller é usa em 26,1%, que as cesáreas não necessárias ocorrem num 21.9%.... etc, etc


Até estes números desaparecerem vou gritar que 
a violência obstétrica existe e é violência de género. 

Sem comentários:

Enviar um comentário