Antes de 2013 acabar...

“The Reconstructionists”
As mulheres e a reconstrução do mundo…

Muitas vezes não é visível más é inegável não reconhecer o impacto que o trabalho de várias mulheres tiveram não só numa érea especifica de intervenção mas também e principalmente na transformação cultural dentro da sociedade e do individuo. 

Este projecto é desenhado pela escritora Maria Popova e a ilustradora Lisa Congdon e durante todo o ano de 2013 dedicaram cada segunda-feira a uma mulher, ou seja, cada segunda-feira postavam uma ilustração, acompanhada de uma frase célebre e um pequeno texto-memorial sobre a mulher escolhida.



As autoras deste projecto definem as mulheres escolhidas como “Reconstrutoras”. O nome foi “roubado” a uma das mulheres nomeadas neste projecto Anaïs Nin (e que adoro de paixão), que escreveu sobre os papéis que as mulheres têm na reconstrução do mundo.
As autoras do projecto sentiram que isto fundamentava o seu trabalho: “ mulheres que têm reconstruido, de grandes ou pequenas formas, sendo famosas ou não, através do tempo, e no seu tempo, o nosso entendimento sobre nós mesmxs, no mundo e no lugar que ocupamos nele.”

Desta maneira todas as segundas-feiras foram dedicadas a pintoras, activistas, escritoras, cientistas, artistas e mulheres de qualquer área e qualquer lugar e que foram criadoras de mudanças nas histórias que se escrevem no mundo.


Antes do 2013 acabar podem conhecer melhor este projecto aqui thereconstructionists.org


E já agora digam lá que mulher ou mulheres é que foi/foram importante(s) para vocês?  Deixem aqui em baixo nos comentários a vossa escolha. 


Sem comentários:

Enviar um comentário