Afrontamentos e os Suores Nocturnos na Menopausa

As mulheres mencionam os afrontamentos e os suores nocturnos mais do que qualquer outro sintoma na menopausa. Na maioria das mulheres, os afrontamentos começam muitas vezes imediatamente antes ou durante os períodos menstruais na perimenopausa. Despoletados pela redução de estrogénios e o aumento de FSH, tendem a tornar-se mais frequentes depois da menstruação cessar definitivamente. É nessa altura que os níveis de estrógenos são mais baixos e os níveis de FSH mais elevados. Os afrontamentos normalmente desaparecem um ano ou dois a seguir à menopausa propriamente dita, apesar de em alguns casos (relativamente raros) poderem continuar durante muitos anos.
Algumas mulheres afirmam que os afrontamentos são tão intensos que as impede levar uma vida normal.
A ansiedade e/ou a tensão podem aumentá-los, assim como uma dieta rica em açúcares simples e hidratos de carbono refinados como os que se encontram em sumos de fruta, bolos, bolachas, rebuçados, pão branco, vinho…

Vamos descreve-los:

Afrontamentos
Os afrontamentos são sintoma perimenopáusico mais comum na nossa cultura e ocorrem em 78% de mulheres na perimenopausa. Pode, ser muito ligeiros ou tão agudos que resultem na privação do sono e de depressão subsequente. Começa com uma sensação orna repentina e momentânea que se transforma em calor intenso e se espalha no rosto, couro cabeludo e zona do peito; pode ser acompanhado de rubor e transpiração. Por vezes também é acompanhado de aceleração cardíaca, formigueiro nas mão e/ou náuseas. Em alguns casos o afrontamento é seguido da sensação de arrefecimento.

Suores nocturnos
Os suores nocturnos estão em contínuo com os afrontamentos.

Palpitações
Como os afrontamentos, as palpitações podem varias entre ligeiras e agudas. Raramente são perigosas, apesar de por vezes serem muito assustadoras. Geralmente relacionadas com medo e ansiedade.


Se tens alguns destes sintomas e desejas precisar melhor a causa do teu desajuste/manifestação física, coloca-te as seguintes questões:

BLOQUEIO FÍSICO
Que adjectivos descrevem melhor o que sinto no meu corpo?
A tua resposta representara o que sentes perante a pessoa ou situação que desencadeia a manifestação física.

BLOQUEIO EMOCIONAL
O que é que esta manifestação física me impede fazer?
A tua resposta a esta pergunta representa o desejos os desejos bloqueados.
A que me obriga esta manifestação física?
Quando tiveres a resposta ou respostas a esta questão coloca-lhe a palavra “não” no início de cada uma. Estas frases representam os teus desejos bloqueados.

BLOQUEIO ESPIRITUAL
Se me permitisse estes desejos, seria uma?
Utiliza os desejos encontrados nas questões anteriores. A resposta a esta questão corresponde a uma necessidade profunda do teu ser, bloqueada por alguma carência.

BLOQUEIO MENTAL
Se a minha vida me permitisse ser… (repete a resposta da questão anterior) o que é que me podia acontecer de desagadvel ou não aceitável?
A resposta a esta questão corresponde a crença não benéfica que bloqueia os teus desejos e te impede de realizar a tua necessidade, criando assim uma manifestação/problema físico.

Como mimar o nosso corpo-mente e ajuda-lo a combater estes sintomas

·         Dieta rica em fitoestrogénios
Aipo, Alho, cereais (arroz, aveia, cevada e centeio),
Fruta (maças, ameixas e cerejas),
Ervas aromáticas (sálvia, canela, funcho),
Legumes (soja, lentilhas, grão-bico),
Sementes (sésamo, abóbora, papoila),
Verduras e hortaliças (brócolo, cenouras, batatas),
Germinados (alfalfa, feijão mungo)

·         Plantas medicinais (infusão ou tintura):
Vitex Agnus Castus
Cimicifuga Racemosa
Angelica Sinensis
Salvia Officinalis
Valeriana Officinalis/ Passiflora citrina

·      Aromoterapia para massagem relaxante preparar uma mistura em partes iguais dos óleos e diluir 15 gotas da mistura com 6 colheres de óleo de amêndoas doces. Óleos para a mistura: de Camomila Romana, Salvia Officinalis, Tomilho, Manjericão.

·     Aromoterapia para banhos relaxantes e curativos usar os Sais de Banho Medicinais Lua sábia, especialmente concebidos para auxiliar no equilíbrio hormonal e aliviar os distúrbios da menopausa. As ervas e óleos essências utilizados nos sais de banho proporcionam um efeito rejuvenescedor e calmante. Com ou sem banho de imersão fazer uma esfoliação do corpo com os Sais de banho Medicinais Lua Sábia. Esfoliar o corpo é tudo de bom, dá uma agradável sensação de limpeza e tira o cansaço do dia depois de uma automassagem. Para deixar essa tarefa ainda mais prazerosa usamos os Sais de Banho Medicinais Lua Sábia ao invés do esfoliante normal, pois com os aromas calmantes transformam o banho num verdadeiro spa relaxante. É isso mesmo, sais de banho para esfoliação corporal. Não penses que os sais aromáticos se reduzem as pessoas que possuem uma banheira em casa, eles também podem ser muito bem utilizados debaixo do chuveiro.

Os Sais de Banho Lua Sábia estão compostos por sal marinho, sais de epson, salvia, extracto de ginseng, óleo essencial de gerânio que permitem fazer uma esfoliação da camada superficial da pele, auxiliando na renovação celular e activação da circulação sanguínea. O sal grosso e a água também possuem outro efeito muito eficaz, já que têm o poder de neutralizar os íons positivos e negativos, ajudando no restabelecimento do equilíbrio do corpo. Para quem possui a pele sensível, a massagem deve ser feita uma vez por semana. Mulheres com peles normais ou oleosas podem aplicá-los a cada dois dias. Cuidado na hora de passar os sais no corpo para não machucar a pele, os movimentos devem ser sempre leves e circulares.

A esfoliação corporal é uma óptima aliada na hora de eliminar as células mortas do nosso corpo, proporcionando uma sensação de limpeza profunda e associada aos óleos essenciais pode ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade e combater assim os afrontamentos e suores nocturnos da menopausa.

É importante ressaltar que a esfoliação não consiste apenas em remover as impurezas, mas sim, em preparar a pele para receber tratamentos complementares, como a aplicação de óleos essenciais, uma vez que melhora a absorção dos mesmos.

Não esquecer…

1)  Uma boa esfoliação é feita com movimentos circulares e firmes, mas cuidado na hora da aplicação, dependendo da força aplicada poderás acabar por agredir a tua pele;

2)      A periodicidade da aplicação vai variar de acordo com o teu tipo de pele.

3)      Começa a esfoliar o teu corpo pelo pé, isso auxiliará a activar a sua circulação;

4)      Continua para as pernas, lateral externa da coxa, rabo e só depois vai para a parte interna da coxa;

5)      Continua a massagem pelo o abdómen, braços, peito, pescoço e mãos. Não esqueças que algumas áreas do corpo como os calcanhares, joelhos e cotovelos merecem cuidado redobrado, pois são as partes mais grossas do nosso corpo.

A esfoliação é um processo simples, barato e eficaz que traz inúmeros benefícios. Em poucas aplicações notarás a melhoria da tua circulação sanguínea e com o auxilio dos óleos essenciais mais tranquilidade e serenidade.

 Para encomendar os Sais de Banho Medicinais Lua Sábia basta entrares AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário