MENSTRUAÇÃO - MITO E CULTURA I

"Nas culturas antigas acreditava-se que as mulheres estariam no auge de seu poder quando menstruadas. De modo universal, a menstruação marca o início da vida adulta e era acompanhada por rituais e celebrações. Vocábulos em diversas línguas relacionados com sacralidade, magia e mistério são utilizados para descrevê-la. 
A menstruação nas meninas é um paralelo da iniciação dos meninos na vida adulta, sendo tratado com muita reverência e respeito. A Menarca representava o nascimento, a fertilidade e a própria vida. Em muitas culturas, o ciclo menstrual estava diretamente ligado aos ciclos lunares.  
Histeria etimologicamente significa 'consciência do útero', porém, este significado original tem sido mudado e distorcido e o poderio da mulher quando menstruada está distante de ser reverenciado ou respeitado nos dias de hoje. Até o final do século XIX, acreditava-se que a histeria era um estado de perturbação mental ou emocional, causado pela mobilidade do útero. Publicações médicas do século XVIII descreviam o útero mudando para diversas regiões do corpo. Quando uma mulher queixava-se de um aperto na garganta, provocado por depressão ou ansiedade, acreditava-se que ela estava sendo sufocada pelo seu útero. E quando ela estava histérica, era porque o útero tinha-se apossado do seu coração.  
O que tudo isto indica é um sentimento que mistura medo e respeito para com o fluxo menstrual. Originalmente acreditava-se que os fetos eram formados pelo sangue coagulado de suas mães. Mais tarde, passou-se a acreditar que o sangue menstrual tinha menor poder do que o sémen masculino. Se ele dominasse o sémen masculino o resultado seria um feto do sexo feminino. A partir da época de Aristóteles, o consenso geral era que as mulheres eram fisiologicamente imitações rudimentares dos homens. Seus órgãos reprodutivos eram órgãos masculinos invertidos. O único problema dessa teoria era o clitóris. Médicos especialistas discutiam sobre sua finalidade. Os homens não o têm. Foi aparentemente inconcebível que o órgão existisse com a finalidade exclusiva de proporcionar prazer à mulher."

Aqui tens mais informação sobre o porquê de mereceres conhecer e desfrutar do teu ciclo menstrual e Aqui de como te podes tornar amiga da tua Vulva

Sem comentários:

Enviar um comentário