Pontes Humanas - entrevista a Sofia Batalha


OUTRAS MULHERES

O lar… esse corpo exterior… esse útero externo… a mulher não faz distinção entre a sua pessoa e o mundo que a rodeia… a tendência feminina é fazer do seu entorno uma extensão de si mesma… a extensão do seu corpo/útero… Ao entra na casa de uma mulher estas a mergulhar numa parte do seu mundo interior… Dentro do ambiente em que vivemos, tendemos a aplicar as nossas energias criativas não apenas na aparência exterior da nossa casa mas também na sua organização, nas rotinas e tradições… por isso limpar a casa, preparar refeições, cuidar a roupa… também podem ser uma forma de expressar as energias criativas feminina… SOFIA BATALHA abra-nos a porta da sua casa-corpo partilhando a sua essência de Mulher e aproximar-nos do seu projecto A Serpente da Lua e falar-nos dessa ligação íntima da entre o nosso lar-corpo e o nosso lar-casa.
___________________________________________________________________________
©JardineriaHumana2012/ Texto Aida Suárez / Fotos Arquivo Pessoal de Sofia Batalha
___________________________________________________________________________


Quem é Sofia Batalha?
Sou uma mulher à procura do que quer dizer ser mulher inteira, plena, completa. Procuro sentir o corpo e a alma como um só, vibrando em uníssono.
Procuro, experimento, partilho e incorporo, recomeçando tudo de novo.

O que significa para ti ser mulher? 
Neste momento significa um portal de sensações e ciclos que me fazem crescer e ligar-me cada vez mais a mim e a outras mulheres.

Shinoda Bolen  afirma: “ As mulheres podem mudar o mundo…”
O que opinas desta afirmação.
Se as mulheres aceitarem inteiramente ser mulheres, reconhecem o seu poder imenso. Um poder interno, profundo, com raízes no coração da terra. Se as mulheres viverem esse poder cíclico e de partilha, unindo-se inteiramente a outras mulheres e à terra transformam tudo na sua passagem.

Aonde te leva esta frase “Círculo de Mulheres”?
Transporta-me a uma vibração primordial, arcaica, do início dos tempos. Onde  a profunda partilha simbólica lança as bases para tudo o resto. Onde se sonha em conjunto, se vive em pleno e se partilha integralmente.

Como expressas a tua criatividade?
Permito-me ter tempo para desenhar, escrever um pouco e pintar.

O que te dizem estas duas palavras: MULHER E FENG SHUI
Para mim o Feng Shui foi criado por ancestrais mulheres xamãs chinesas. A China sendo hoje muito patriarcal foi, antes de Confúcio, uma sociedade matriarcal. As mulheres xamã detinham o poder da divinação do tempo e do espaço. Para mim Feng Shui é indissociado do poder primitivo feminino.

Completa com o primeiro que surja na tua mente a seguinte lista de palavras:
Útero: cofre
Menstruação: libertação
Maternidade: completa
Homem: conexão
Mulher: in-corporal
Mãe e filha: fluxo
Menopausa: transmutação
Dons Femininos: nós!

Queres juntar mais alguma palavra a lista?
Corpo

Fala-nos da Serpente da Lua
A Serpente da Lua é um projecto pessoal que tomou corpo e se materializou após o nascimento da minha filha. Estudava Feng Shui há 8 anos, mas sempre achei que havia mais, mais conexão, mais corpo. Através da S.L. foi dado à luz o Feng Shui Feminino, que é uma plena tomada de consciência das nossas crenças e símbolos, e de como povoam, decoram e convivem na casa e no nosso corpo.
O Feng Shui Feminino liga os ancestrais ciclos femininos com a vivência diária da casa e os ciclos lunares utilizando a força instintiva do ciclo menstrual de cada mulher para otimizar a sua relação com a casa e a vida.

Queres acrescentar mais alguma coisa? 
Grata pela ponte que és Aída*



Serpente da Lua

Sem comentários:

Enviar um comentário