Pontes Humanas - entrevista a Catarina Duarte dos Fios de Seda

OUTRAS MULHERES

Imaginem uma mulher que se ama a si mesma… uma mulher que acredita que é bom ser mulher… imaginem uma mulher que baila a dança das suas emoções e que permite que estas atravessem graciosamente o seu corpo como um suspiro… Imaginem uma mulher que esta interessada na sua própria vida….uma mulher que aproveita a sua vida como uma alquimista, como um desafio… imaginem uma mulher que esta grata pelos momentos de beleza e graça… imaginem a Catarina Duarte e os seus Fios de Seda.

_________________________________________________________________________________
©JardineriaHumana2013/ Texto Aida Suárez / Foto: Arquivo pessoal da Catarina
_________________________________________________________________________________


«Era uma vez...
 Um sonho... Nesse dia deitei-me para mais uma hora de sesta. Adormeci e sonhei que estava no meio de um mar de bolinhas de sabão... foi tão boa a sensação que quando acordei disse: vou fazer sabão artesanal!»



Quem é Catarina Duarte?
Sou um puzzle em contínua construção. Todos os dias recolho peças que posso conseguir encaixar ou não. Lido com essas conquistas ou esperas de forma muito intensa. Cada passo para mim é especial, cada palavra, cada gesto é o caminho que conscientemente escolho para construir o puzzle da minha vida. Rio muito, choro também, entrego-me de alma e coração a quem gosto e confio, aos outros nem tanto! Tenho uma consciência muito forte da fragilidade da vida e isto faz com que viva com paixão e envolvimento as escolhas que faço e a forma como vivo.
Dedico-me ao eterno questionar do que está instituído… dedico-me ao re-unir e ao re-sentir as formas ancestrais de pensamento, de tradições e de condições. Através do meu caldeirão dedico-me à descoberta dos sentidos, sejam do corpo sejam da alma…

O que significa para ti ser mulher?
Ser mulher é ter todas as escolhas do universo nas nossas mãos! É poder ser a unidade no meio da diversidade… é ter a capacidade de amar, de dar, de partilhar, de curar de uma forma tão altruísta só comparada à da própria natureza! É ser um espelho da lua, da terra, da água e do fogo! É ser mudança, atitude, esperança e criação! É ser intuição… é poder criar sem ter que explicar… é apenas sentir… No entanto sei e sinto que é difícil conciliarmos-nos e encontrarmos-nos com todos estes atributos. A sociedade impõe muitas vezes os conceitos e preconceitos sem que possamos nós mulheres seguirmos a nossa intuição, sem vivermos com amor a nossa condição. Mas sinto que a essência feminina está a renascer…

Shinoda Bolen  afirma: “ As mulheres podem mudar o mundo…” O que opinas desta afirmação.
Só o amor cura, só o amor pode mudar. Não acredito que só as mulheres, sozinhas, possam mudar o mundo, creio na união, na comunhão e penso que é na pluralidade harmónica e na união que se criará as bases para a mudança dos paradigmas que vivíamos até hoje. No entanto, as mulheres possuem uma capacidade tremenda de doar, de partilhar, de amar e criar e isso sim pode mudar o mundo. Vejo que cada vez mais mulheres estão a empoderar-se (no bom sentido) reconhecendo a sua força, beleza e amor. Forças que até hoje vêm sendo encobertas pelas teias do patriarcado. Cada vez mais a força está a vir de dentro e todo o processo de igualdade está a ser recuperado. As mulheres estão a despir-se de preconceitos e estão a ser elas próprias, a sentir o que vem de dentro, a manifestar o seu amor e vontade e assim a sua essência poderá ser vivida, poderá ser partilhada e ensinada. E assim o mundo poderá mudar.
Como diz Louise L. Hay “Os avanços que fizemos vão estabelecer um novo padrão para as mulheres em todo o mundo. Existem muitas possibilidades na vida para além do que pensamos ou vivemos actualmente. Temos oportunidades que nunca julgamos que existissem à disposição das mulheres anteriormente. Está na hora de nos ligarmos umas com as outras e criarmos uma vida melhor para todas. Isto vai por sua vez melhorar a vida dos homens. Quando as mulheres estão realizadas ou satisfeitas vão, por sua vez, ser companheiras, colegas de trabalho e pessoas maravilhosas com quem viver. E os homens vão sentir-se infinitamente mais à vontade como iguais!”

Aonde te leva esta frase “Círculo de Mulheres”?
Leva-me às profundezas da minha essência, à comunhão mais profunda de mim própria, a ver-me no espelho das outras mulheres. Leva-me a sorrir para outra irmã quando ela precisa de um sorriso, leva-me a chorar e abraçar quando sinto a dor no seu coração. Leva-me a amar a outra mulher como se de mim própria se tratasse. Leva-me a entender que somos todas uma… que a nossa essência está toda ligada e que só resgatando esse amor, ajuda e partilha nos mudamos, nos curamos, nos resgatamos e SOMOS. O mundo la fora adormece e apenas somos nós, resgatando as mais íntimas e profundas memórias do colectivo feminino. Partilhamos com amor e ouvimos com compaixão! Honramos todas as mulheres do universo, a natureza, o cosmos… Deixamos de ser nós… passamos a ser todas!

Como expressas a tua criatividade?
Até há algum tempo a minha criatividade expressava-se apenas na minha mente! Sim… tinha bastante dificuldade em reproduzir para o mundo físico e para os outros fossem ideias, ideais desenhos, objectos… Tudo se passava no meu mundo interno onde só eu e as minhas múltiplas mulheres nos compreendíamos ou também nos desentendíamos.  O meu caminho tem sido feito de imensas portas de aprendizagem, de desafios e de questionamentos e assim aos poucos vou libertando o meu mundo interior. Assim, ainda que apenas aos poucos vá conseguindo mostrar aos outros quem realmente sou vou dançando, tocando guitarra, órgão, cantando, meditando, escolhendo e aplicando os meus cristais, desenhando e agora fazendo os meus próprios produtos de higiene e beleza, de forma artesanal.

O que te dizem estas duas palavras: MULHER E Handmade
Estas duas palavras remetem-me para aquela imagem da mulher feiticeira/a bruxa à volta do seu caldeirão.  A feitiçaria era um aspecto natural nas mulheres. Em todas as aldeias havia uma mulher feiticeira que através dos seus conhecimentos da natureza passados através das gerações femininas curavam os doentes e aconselhavam os que procuravam soluções para os seus problemas. A mulher era a sábia, a artesã, a que conhecia todos os desígnios da natureza e do universo.
Crio em tudo o que toco. As minhas mãos são a minha varinha mágica, a minha colher de pau para cozinhar a minha realidade. Com elas posso materializar a minha alma, o meu desejo, o meu coração… tudo. São os ramos da árvore que sou expressando a força dos ventos que sopram… ora mais fortes, ora mais fracos, ora mais suaves ora em tormenta.

Sempre cresci acreditando que não tinha jeito para nada que tivesse que usar as mãos. Pois nos últimos tempos pus de lado aquilo que sempre vi e decidi eu, de dentro, resgatar o meu poder de criação. Quem não sente a diferença de um bolinho feito pela mãe ou companheira ou avó ou amiga? Quem não gosta de um miminho suave e de um entrelaçar de dedos da mulher da nossa vida? Ou quando a mãe coloca às mãos no dói-dói do filho e a dor passa? A diferença é que quando uma mulher fala com as mãos fala com amor!

Completa com o primeiro que surja na tua mente a seguinte lista de palavras:

Útero: Cálice da vida
Menstruação: vida
Maternidade: ninho
Homem: Força, realização
Mulher: Poder, natureza
Mãe e Filha: elo de amor inexplicável, inesgotável
Menopausa: contemplação
Dons Femininos: magia, criação, amor

Queres juntar mais alguma palavra a lista?
Descoberta, prazer, selvagem, sensualidade, sexualidade, inteira, união.

Fala-nos do teu trabalho como fabricante de sabonetes artesanais e outros mimos e dos teus últimos projectos
Tudo começou por um sonho… num dia em que me deitei para fazer uma sesta sonhei que estava no meio de bolinhas de sabão. Quando acordei tive a certeza que queria aprender a fazer sabão de forma artesanal. Comecei a ler tudo o que conseguia encontrar sobre o tema, juntei-me a pessoas que já faziam sabão e produtos naturais, fiz workshops e pesquisas infindáveis de tudo o que posso encontrar. É uma sensação única de entusiasmo e bem estar quando estou a pensar nos formulas para um novo sabão. Sinto-me uma criança a receber um presente desejado. É inexplicável. Aos poucos vou criando novos sabões, novos aromas e sensações. Adoro tomar banho e cuidar de mim com um produto que eu própria fiz. Comecei também a questionar se efectivamente precisamos de todos os produtos que os média e a indústria dos cosméticos nos dizem que precisamos. E não, não precisamos, podemos nós fazer as nossas escolhas! E isso é bom! Ouvirmos-nos a nós, escolhermos por nós, conscientemente.
Todo este projecto é mais uma janela para o meu crescimento e materialização da minha criatividade. Nele revejo as minhas expectativas, os meus medos, as minhas ilusões, as minhas decepções, a minha capacidade de inventar e reinventar.

Queres acrescentar mais alguma coisa?
Grata a ti Aida e a todas as pontes que puseste no meu caminho. És incansável em amor, um exemplo e força para todas nós. 

Visita el Blog Fios de Seda
 


ATENÇÃO
Gostou das expressões e frases contidas nesta publicação, se for usar, cite a fonte, Grata!
Licença Creative Commons

Sem comentários:

Enviar um comentário