Chocolate, Canela e Super Poderes de Mulher

Estou em plena fase pré-menstrual e ao igual que nos últimos meses o meu processo de síntese emocional pré-menstrual tem sido bastante potente e levado ao expoente máximo os meus Super Poderes de Mulher. Sei que não é fácil estar perto de mim durante estes dias mas para mim a experiência pré-menstrual do tipo furacão parece-me enriquecedora: todas as ideias ficam mais claras, o acesso as minhas emoções é directo e claro. A verdade exala de cada poro da minha pele.

Uma mulher que 'sofre' de descensos de animo, enjoos repentinos, depressões ou ataques psicológicos de qualquer tipo antes de receber a sua menstruação é uma mulher saudável pois o seu sistema de defesa energético (física, psicológica e emocionalmente falando) lhe grita de que há alguma coisa que não esta bem. É por isso que eu não gosto de dizer síndrome pré-menstrual e sim síntese emocional pré-menstrual ou Super Poderes de Mulher. Tal como o sangue menstrual e a sua poderosa energia se vão concentrando no útero, as emoções também se vão juntando até chegar ao clímax no qual devem sair e evidenciar-se tal e qual o sangue (matéria) pouco tempo depois.

Antes de continuar a falar de como o nosso sangue menstrual é uma das forças mais potentes do nosso corpo-mente deixei-me fazer um esclarecimento: O síndrome pré-menstrual é um termo criado pela medicina ocidental no qual reconhece um “síndrome” como um conjunto de sintomas de origem desconhecido… mmmmm. A medicina ocidental não compreende a fase pré-menstrual do nosso ciclo porque simplesmente não considera o ciclo menstrual um processo físico, psicológico e emocional fundamental para a nossa saúde.

Existem várias razões para que o nosso processo de síntese emocional pré-menstrual seja vivido com dor e mal-estar mas a mais crucial de todas é sem dúvida ignorar que o ciclo menstrual é um processo físico, psicológico e emocional.

Como comentamos no primeiro Boletim da Capuchinha e como investigamos no Atelier Online Mulheres, Comida e Cuidados uma das melhores ferramentas para mantermos o nosso ciclo menstrual saudável encontramo-la na nossa cozinha: alimentação.

Chocolate com canela e ruda
Quando estou num ciclo onde a minha síntese emocional pré-menstrual é potente e explosiva tiro umas horas para mim, vou até a cozinha e reúno os seguintes ingredientes:

Chocolate amargo + canela + arruda + atenção plena.
Condimento extra amigas.

Preparo o chocolate (1litro de água para 60 gr. de chocolate) quente, acrescento 2 colheres de açúcar (eu gosto do mascavado), 3 pauzinhos de canela e uma pitada de arruda. Deixar ferver 5 minutos mexendo para deixar o chocolate espumoso (sou che che por chocolate!).


Depois bebo calmamente e acrescento uma dose generosa de atenção plena, saboreando o chocolate medito sobre como me tenho sentido durante o mês, que coisas me têm causado desconforto, que situações me deixam triste…

Este remédio é simples e ao mesmo tempo difícil como todos os processos de renascimento e/ou de limpeza, e tal como em todos os processos cíclicos o mais importante é aceitar o nosso processo emocional e tomar as decisões que nos parecem adequadas. Os processos de síntese emocional pré-menstrual mais potentes e que viram tudo de cabeça para baixo têm, muitas vezes, a sua razão de ser no facto de nos sentirmos atrapadas na nossa própria vida: um trabalho que não gostamos mas que não conseguimos deixar por medo a ficarmos sem nada, uma relação afectiva que já não nos preenche ou que nos violenta mas que não conseguimos abandonar… ou seja, as situações das quais sabemos que temos que sair mas sentimos receio em abandonar podem gerar uma explosão emocional durante a fase pré-menstrual.

Quando esta explosão é forte podes acrescentar um condimento especial ao teu chocolate, a amizade feminina. Convida uma amiga, irmã ou várias para conversas, chorar, gritar e rir enquanto saboreias o teu chocolate. Vais ver como é libertador!

O chocolate, a canela e a arruda vão ajudar a menstruar mais rápido para assim libertar as emoções com a menstruação… mas atenção se achas que podes estar grávida não faças esta receita pois podes provocar o sangramento e consequentemente a perda da gravidez, principalmente se bebes grandes quantidades.

Se queres conhecer outros dos meus remédios caseiros e ginecológicos podes fazer-me companhia no Curso Online de Ginecologia Natural será um prazer contar com a tua companhia! Se te apetecer partilhar as tuas receitas para a fase pré-menstrual não te acanhes e partilha aqui mesmo nos comentários :)

Foto encontrada AQUI


Se quiseres aprofundar o teu conhecimento sobre o ciclo menstrual espreitas as próximas Oficinas Online "Compreende o Teu Ciclo, Vive a Tua Lua"


Sem comentários:

Enviar um comentário